Anac assina memorando de entendimentos com a Dinac do Paraguai
Documento fortalece a cooperação técnica e beneficia a segurança da aviação civil dos dois países
Entre os dias 2 e 4 de outubro, foi realizada na sede da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em Brasília (DF), uma série de reuniões e visitas técnicas voltadas ao aprimoramento das medidas de segurança na aviação e compartilhamento de informações de inteligência com a Diretoria Nacional de Aeronáutica Civil (Dinac), do Paraguai.
Na ocasião, foi assinado Memorando de Entendimentos (MoU) entre as autoridades, pelo presidente da Dinac, Nelson Mendoza, e o diretor da Anac, Ricardo Catanant, em que firmam o comprometimento dos dois órgãos em fortalecer a cooperação técnica internacional e o intercâmbio de melhores práticas em questões de segurança operacional, segurança da aviação e facilitação.
O Memorando de Entendimento reforça a parceria estratégica entre Brasil e Paraguai no setor de aviação civil, abrindo caminho para a implementação de programas conjuntos e o compartilhamento de melhores práticas que contribuirão para o desenvolvimento seguro e sustentável da aviação nos dois países.
A visita também incluiu discussões aprofundadas sobre o perigo aviário e fauna, uma das principais preocupações relacionadas à segurança operacional nas proximidades de aeroportos, além de uma visita ao Aeroporto Internacional de Brasília. Durante a visita ao aeroporto, a delegação pôde conhecer as melhores práticas adotadas em relação à gestão da fauna, com foco nas estratégias de mitigação de riscos de colisão entre aves e aeronaves.