MercadoNotícias
Tendência

Tráfego de passageiros em aeroportos da América Latina e Caribe representa 8,4% do total global em 2023

Região mostra recuperação pós-pandemia com crescimento robusto no tráfego aéreo e supera níveis de 2019 em grandes mercados como Brasil e México

De acordo com o último relatório publicado pela Airports Council International (ACI), os aeroportos da América Latina e do Caribe gerenciaram mais de 732,4 milhões de passageiros em 2023, representando 8,4% do tráfego global de passageiros. Os dados foram divulgados no Relatório Anual de Tráfego Aeroportuário Mundial 2024, que se baseia em informações coletadas diretamente da rede global de operadores aeroportuários e autoridades de aviação civil.

O tráfego mundial de passageiros alcançou aproximadamente 8,7 bilhões em 2023, marcando um crescimento anual de 30,6%. Esse aumento foi impulsionado pela retomada contínua do tráfego internacional após a pandemia, com destaque para a reabertura dos mercados asiáticos e uma crescente disposição da população mundial para viajar, apesar das condições econômicas globais desafiadoras.

Na América Latina e Caribe, o crescimento anual do tráfego de passageiros foi de 12,7%. Os principais mercados da região, como Brasil e México, já superaram os níveis de 2019. Em 2023, os aeroportos brasileiros movimentaram 209,2 milhões de passageiros, enquanto os aeroportos mexicanos registraram 185,8 milhões. No entanto, o volume de passageiros internacionais foi maior no México (58,4 milhões) do que no Brasil (21,9 milhões).

O Aeroporto Internacional Benito Juárez (MEX), na Cidade do México, liderou em volume de tráfego na região, com 48.415.693 passageiros, representando cerca de 26% do total do país. O maior aumento percentual foi registrado no Aeroporto Internacional de Buenos Aires (EZE), com um crescimento de 44%. Seis dos 20 aeroportos mais movimentados da região estão no Brasil, incluindo Guarulhos (GRU), Congonhas (CGH) e Brasília (BSB), que juntos responderam por 54% do tráfego nos aeroportos brasileiros em 2023.

No que diz respeito ao tráfego de carga aérea, a região movimentou 5,8 milhões de toneladas em 2023, o que corresponde a 5,1% do total global. O Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá (BOG), foi o que mais movimentou carga, com 758.180 toneladas. O Aeroporto Internacional de Quito (UIO) destacou-se com o maior aumento percentual, registrando um crescimento de 14,12%.

Em relação aos movimentos de aeronaves, o Aeroporto Internacional da Cidade do México (MEX) liderou com 363.450 operações, enquanto o Aeroporto Jorge Newberry (AEP), em Buenos Aires, apresentou o maior crescimento percentual, com um aumento de 22,24% no número de movimentos.

Os dados mostram a força da demanda por viagens na América Latina e Caribe, que continua a crescer de forma robusta, conforme destacado por Rafael Echevarne, Diretor-Geral da ACI-LAC.

 

IBA – Instituto Brasileiro de Aviação

Fonte
ACI-LAC

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo