A Vertical Aerospace, startup britânica que desenvolve o eVTOL VX-4, “carro voador” que a Gol Linhas Aéreas pretende operar, concluiu o pirmeiro voo do segundo protótipo da aeronave, ainda “amarrada” ao solo.
O voo pairado de baixa altura ocorreu em 25 de julho no Aeroporto de Cotswold. A aeronave deve expandir seu envelope de voo assim que a UK CAA, autoridade de aviação civil do Reino Unido, conceder seu aval.
O segundo protótipo foi construído para substituir a aeronave de teste original, que sofreu um acidente em agosto de 2023 após uma falha de uma hélice.
“O primeiro voo cativo do nosso novo protótipo VX4 é o resultado de 14 meses de trabalho duro – levando esta aeronave avançada do design ao desenvolvimento e agora ao ar. Este momento é
uma prova da habilidade e do comprometimento de centenas de colegas talentosos em nosso negócio que fizeram da nossa aeronave VX4 o melhor eVTOL que existe”, disse Stuart Simpson, CEO da Vertical Aerospace.
A segunda aeronave de testes também introduziu novas hélices e baterias. Segundo a Vertical Aerospace, os próximos passos serão mais testes de voo de propulsão, seguidos de decolagens e pousos verticais e manobras de voo de baixa velocidade com sustentação
gerada pelas hélices.
Por fim serão realizados voos convencionais (CTOL) e transições entre o modo vertical e horizontal. No primeiro trimestre de 2025, um terceiro eVTOL será concluído e entrará no programa de testes.
A Vertical Aerospace planeja colocar o VX-4 em serviço no final de 2026.