A indústria de carga aérea manteve a dinâmica de crescimento robusto, segundo dados publicados pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) relativos a março de 2024. Este é o quarto mês consecutivo em que o setor apresenta crescimento de dois dígitos – 10,3% no comparativo ao mesmo período de 2023.
Ao avaliar base global, no caso, observaram-se os números de toneladas de carga por quilômetro transportadas. Em termos de capacidade, medida por toneladas de carga por quilômetro disponíveis, houve um incremento de 7,3%.
Segundo Willie Walsh, Diretor Geral da IATA, o comércio exterior global e a produção industrial evidenciam uma tendência moderadamente ascendente, projetando um bom ano para a carga aérea em 2024.
Dados relevantes que influenciaram o cenário operativo incluem um aumento de 1,2% no comércio internacional e de 1,6% na produção industrial em fevereiro. Em março, o índice de gestores de compras da produção manufatureira subiu para 51,9 pontos, sugerindo crescimento.
Na análise regional, as companhias aéreas do pacífico asiático apresentaram aumento anual de 14,3% nas toneladas de carga por quilômetro transportadas em março. Já as companhias norte-americanas tiveram o menor crescimento, com 0,9%. As empresas europeias mostraram crescimento de 10,0% enquanto as do Médio Oriente lideraram com um avanço anual de 19,9% da demanda de carga aérea no mesmo período.
Na América Latina, houve registro de sutil crescimento interanual de 9,2% nas toneladas de carga por quilômetro transportadas. Por fim, as empresas africanas obtiveram aumento anual de 14,2% em março de 2024.
Os resultados confirmam Expectativa de um 2024 sólido para o setor de carga aérea.