Motor aeronáutico ultrapotente da Rolls-Royce está instalado no maior local de testes do mundo
A Rolls-Royce anunciou hoje (19) que concluiu a construção e está se preparando para testar seu UltraFan. Em um marco importante para o programa, o motor de demonstração foi transportado da oficina de construção para o Testbed 80 em Derby, Reino Unido, onde foi montado em preparação para os testes.
O primeiro teste do demonstrador está previsto para o início do ano que vem e será operado com combustível de aviação 100% sustentável.
Chris Cholerton, presidente da Rolls-Royce Civil Aerospace, disse: “Ver o demonstrador UltraFan se preparando para o teste no Testbed 80 é uma ótima maneira de terminar o ano. Todos esperávamos por este momento, que é um marco tão importante para o programa e para a equipe que trabalhou nele. A próxima etapa será ver o UltraFan rodar pela primeira vez com 100% de combustível de aviação sustentável em 2023, provando que a tecnologia está pronta para suportar voos mais sustentáveis ??no futuro”.
Combinando um novo design de motor com um conjunto de tecnologias para oferecer suporte a viagens aéreas sustentáveis ??nas próximas décadas, o demonstrador UltraFan tem um diâmetro de 3,55 metros e oferece uma melhoria de eficiência de combustível de 25% em comparação com a primeira geração do motor Trent.
A UltraFan oferece uma variedade de soluções de sustentabilidade que apoiarão a jornada para a aviação líquida zero. A curto prazo, há opções para transferir tecnologias do programa de desenvolvimento UltraFan para os atuais motores Trent para oferecer maior eficiência de combustível e reduções nas emissões.
A longo prazo, a tecnologia escalável do UltraFan que prevê o desenvolvimento de motores de 25.000 a 110.000 lb de empuxo oferece o potencial para melhorar ainda mais a eficiência de combustível de aeronaves de fuselagem estreita e larga em até 10%.
O Testbed 80, o maior e mais inteligente banco de testes do mundo, foi projetado e construído especialmente para acomodar o tamanho e a complexidade técnica do demonstrador UltraFan. Foi inaugurado em 2020 e já completou muitas horas de testes experimentais de motores.
O programa de demonstração da tecnologia UltraFan foi apoiado pelo Instituto de Tecnologia Aeroespacial do Reino Unido e pelo Innovate UK, pelos programas Clean Sky da UE, além do LuFo e do Estado de Brandemburgo, na Alemanha.
Fonte: AeroIn 19/12/2022