Airbus anuncia colaboração para serviços de mobilidade urbana com eVTOL no Chile, Equador e Peru
A Airbus e Ecocopter assinaram um Memorando de Entendimento de colaboração no lançamento de serviços de mobilidade aérea urbana em vários países da América Latina. Este é um grande passo para a cocriação de um ecossistema de mobilidade aérea urbana em funcionamento na região.
Com este acordo, os parceiros explorarão e definirão os cenários de lançamento para operações de mobilidade aérea, inicialmente no Equador, Chile e Peru. Isso inclui atividades conjuntas para desenvolver operações da UAM em todo o continente, bem como formas de atingir casos de primeiro uso e cidades e regiões piloto. Esta parceria é uma expansão do forte relacionamento do fabricante com a Ecocopter, que opera uma frota composta principalmente por helicópteros Airbus para missões de trabalho aéreo em diversos setores industriais.
Fundada em 2003, a Ecocopter é referência em missões de trabalho aéreo altamente complexas na América do Sul. Sua frota de helicópteros Airbus, composta por 16 H125s, dois H135s e três H145s, é caracterizada por sua alta versatilidade e realiza missões que vão desde transporte offshore, apoio à mineração, evacuação médica, combate a incêndios e quase toda a gama de missões de trabalho aéreo.
Em setembro de 2021, a Airbus revelou seu protótipo eVTOL CityAirbus NextGen, para explorar tecnologias avançadas de mobilidade aérea e dar vida aos serviços de mobilidade aérea urbana. Com um alcance operacional de 80 km e uma velocidade de cruzeiro de 120 km/h, foi desenvolvido para ser adequado para uma gama de implantações em áreas urbanas e além.
O fabricante europeu também acaba de anunciar a construção de um centro dedicado para testar os sistemas da aeronave na liderança até seu voo inaugural. A Airbus também está trabalhando em estreita colaboração com parceiros industriais e institucionais para liderar o desenvolvimento de ecossistemas de mobilidade aérea urbana, como anunciado recentemente com a ITA Airways na Itália, ou através do lançamento da Iniciativa de Mobilidade Aérea na Alemanha.
Fonte: Aeroflap 20/09/2022