Tecnologia

Primeiro motor turbofan projetado na Rússia é aprovado para produção

Primeiro motor turbofan desenvolvido na Rússia moderna, o Aviadvigatel PD-14 recebeu a aprovação da agência federal de transporte aéreo russa (Rosaviation) para ser produzido em série e entregue aos clientes. A certificação foi emitida para a UEC-Perm Motors, unidade do grupo United Engine Corporation (UEC) que será responsável pela construção dos motores.

Grupo estatal que controla a UEC e diversas outras empresas de tecnologia na Rússia, a Rostec informou que a homologação do PD-14 ocorreu em dois estágios. Na primeira fase, a comissão, que incluía representantes da Rosaviation e outras autoridades, analisou o sistema de gestão de qualidade de produção de acordo com os regulamentos da agência de aviação russa. Na segunda etapa, especialistas avaliaram os processos tecnológicos de fabricação, montagem e testes dos motores.

O primeiro avião a receber o novo turbofan será o MC-21, produzido localmente pela Irkut – empresa do grupo United Aircraft Corporation, que também é dirigido pela Rostec. A variante com o motor o russo é chamada de MC-21-310. A primeira versão da aeronave, impulsionada por motores Pratt & Whitney PW1400G, é o MC-21-300.

“O PD-14 se tornou o ancestral de toda uma família de motores domésticas, que utilizam os materiais e as tecnologias mais modernas. A aprovação do certificado possibilita o início da produção em série desses motores. Em 2021, está prevista a produção de vários novos PD-14s, que serão usados ??como reserva durante os testes de voo da nova aeronave MS-21-310”, disse Anatoly Serdyukov, diretor industrial do cluster de aviação da Rostec.

Fonte: Airway 09/02/2021

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo