Ministro da Infraestrutura destaca compromisso do governo com a aviação regional
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, destacou nesta terça-feira (21), durante audiência em Brasília com o presidente da Gol Linhas Aéreas, Paulo Kakinoff, o compromisso do governo federal com o desenvolvimento da aviação regional brasileira. Até 2022, devem ser investidos R$ 3 bilhões em equipamentos de navegação aérea, reforma e construção de novos aeroportos em todas as regiões do país. Objetivo é aumentar a conectividade e ampliar a oferta de voos.
Durante o encontro, o ministro destacou outras agendas prioritárias, como a redução do preço do querosene de aviação, que impacta em quase 50% o custo de um voo. Vários estados já vêm reduzindo o valor do ICMS. O governo entende que é possível atuar para desconcentrar o setor, ampliando a oferta e distribuição do produto nos aeroportos. Outro tema tratado na reunião foi o excesso de reclamações na justiça, especialmente envolvendo ações de danos morais contra as empresas.
O presidente da Gol, por sua vez, apresentou visão otimista sobre a economia, prevendo o crescimento da companhia nos próximos anos. Kakinoff também elogiou o trabalho do governo no setor aéreo, criando as condições para o desenvolvimento do mercado. O secretário Nacional de Aviação Civil do MInfra, Ronei Glanzmann, e o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), José Ricardo Botelho, também participaram da reunião.
Fonte: Ministério da Infraestrutura 21/01/2020