Aeroporto de Juazeiro do Norte promove segurança operacional de drones
O Aeroporto de Juazeiro do Norte/Orlando Bezerra (CE) realizará na próxima quarta-feira (30/10) o Dia “S”, que vai divulgar e promover ações de Segurança Operacional junto à sociedade. O projeto tem como foco a promoção da segurança operacional e a conscientização da comunidade quanto aos perigos relacionados à operação de drones.
O evento contará com a participação de profissionais da região que utilizam drones, pilotos, comunidade aeroportuária, órgãos de Segurança Pública e representante do Cindacta III, que irá promover palestra e alertar sobre os possíveis impactos que o uso indiscriminado desse tipo de aparelho pode causar à segurança das operações aeroportuárias. Contará ainda com palestra de representante da Polícia Federal que abordará o tema responsabilidade civil, criminal e enquadramento previsto no Código Penal Brasileiro.
“O evento busca a promoção da segurança operacional através da conscientização e educação da comunidade sobre o uso correto da tecnologia de drones. Tendo em vista os impactos negativos que esses equipamentos têm causado recentemente às operações nos aeroportos, campanhas dessa natureza são fundamentais para reforçar a importância de cada um de nós para a prevenção de acidentes aeronáuticos.”, afirmou a gerente da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) de Juazeiro do Norte, Eliana Motta.
Regulamentação
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), antes de iniciar a operação de um drone no país, o responsável pelo equipamento precisa fazer o registro junto ao órgão. Já os equipamentos com peso máximo de decolagem menor que 250 gramas estão dispensados do registro.
Para operar drones é necessário também seguir as regras da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e de utilização do espaço aéreo do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
Fonte: Portogente 29/10/2019