Formação de pilotos em debate em workshop pela Aerovia Escola de Aviação
Segundo a companhia aérea Americana Boeing, estimam-se que serão necessários nas próximas duas décadas mais de 57 mil novos pilotos de avião apenas na América Latina. 40 mil novas aeronaves devem entrar em operação neste período, além de que o Brasil deve cada vez mais se posicionar como o segundo maior mercado de helicópteros do mundo. Tudo isso beneficia o mercado de pilotos de aeronaves. Entretanto, o fechamento de aeroclubes fez com que o número de novos profissionais caísse 40% no Brasil em apenas quatro anos. Tais números são verificados, como exemplo, com o empresário de Tubarão, Lindomar Corrêa Jr. que sempre sonhou em ser piloto e pilotar o próprio avião ou helicóptero.
Corrêa já se prepara em um curso específico desenvolvido em Criciúma. “É um desejo de criança. Sempre procurei aulas para me capacitar, mas não encontrava na região, apenas em Porto Alegre. Preciso me capacitar para passar na prova da Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC”, afirma o empresário. Assim como Corrêa, outras pessoas e interessados na aviação terão a oportunidade de conhecer em um workshop inédito denominado “Passo a Passo para você se tornar piloto de avião e/ou helicóptero” que será desenvolvido pela Aerovia Escola de Aviação, com sede em Criciúma. O evento, programado para o dia 15 de outubro (terça), é gratuito e aberto ao público, ocorre na própria sede da instituição, no bairro Comerciário.
De acordo com o piloto e instrutor de voo Max Azevedo, idealizador da escola, o crescimento de mercado para pilotos é nítido. “Teremos um grande número de aposentadorias compulsórias nos próximos anos, mas não haverá uma reposição de novos pilotos caso continue a diminuir a formação. Além disso, muitos proprietários de aeronaves desejam ter a capacidade de pilotar sua própria máquina”, explica Azevedo.
O workshop trará noções da parte teórica e prática de como se capacitar para se tornar um piloto. “Hoje temos informações muito dispersas. A internet tem um grande número de sites que deixam dúvidas entre os interessados. Muitos sonham, mas acham que está distante ou inalcançável ser piloto. Vamos mostrar os caminhos essenciais para realizar o desejo de muitos”, complementa o instrutor que desenvolveu uma escola de aviação em Criciúma voltada para os interessados em se tornar futuros comandantes de aviões e helicópteros.
Fonte: EngePlus 15/10/2019