Primeiro "vertiporto" para táxis voadores será inaugurado em Singapura
A Skyports, desenvolvedora britânica de infraestrutura de aeroportos, está se preparando para inaugurar o que ela descreve como “o primeiro veliporto do mundo para aeronaves elétricas de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL)” em Singapura no dia 21 de outubro.
Os testes de voo na nova estrutura serão realizados com um protótipo 2X da fabricante Volocopter (ex-E-Volo), da Alemanha, parceira da Skyports no projeto nomeado como Volo-Port. O plano do grupo é lançar os serviços comerciais com veículos eVTOL em Singapura a partir de 2022 usando a próxima versão do táxi voador alemão de dois lugares, o VoloCity. A aeronave totalmente elétrica está atualmente em desenvolvimento e deve realizar seu primeiro voo em 2021.
Co-fundador e diretor da Skyports, Duncan Walker, disse no Global Urban Air Summit em Farnborough, no Reino Unido, em 3 de setembro, que a estrutura para construir o terminal de eVTOLs está sendo fabricada na China e será enviada para Marina Bay, no centro de Singapura, no final de setembro, para montagem final.
A empresa britânica afirma que o vertiporto vai oferecer a oportunidade para as autoridades e reguladores do setor aéreo interagirem com a infraestrutura e fornecer sugestões para o design final do Volo-Port. A Skyport também estuda inaugurar os novos terminais em Los Angeles e Londres.
A Skyport explica que o vertiporto vai permitir a realização de teste práticos de operações e serviços em solo, incluindo manutenção e recarga de baterias dos eVTOL, e os procedimentos de embarque de passageiros.
Fonte: Airway 05/09/2019