Indústria

DECEA capacita especialistas na área de Aeródromos (AGA)

Com vistas ao aprimoramento profissional e à melhoria dos processos que envolvem a área de Aeródromos (AGA), no contexto do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e da aviação nacional, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou, de 7 a 18 de maio, no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos/SP, o Curso de Análise Documental e Gerenciamento de Processos da área AGA – denominado AGA003.

A capacitação contou com a participação de 18 militares, sendo 16 discentes, oriundos dos Órgãos Regionais (Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo – CINDACTAs I, II, III e IV; Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo – SRPV-SP); do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) e do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA. O Capitão Marcelo Moreira de Andrade e o 1º Tenente Anderson Iafrate da Fonseca, ambos especialistas em Controle de Tráfego Aéreo, atuaram como instrutores nesta edição.

No DECEA, mais especificamente no âmbito do SDOP, a área de AGA (Aeródromos) é desenvolvida sob três vertentes, quais sejam a de Normas (DNOR-5), a de Planejamento (DPLN-5) e a de  Coordenação e Controle (DCCO-5), contando, ainda, com uma ferramenta de alto nível técnico, o SysAGA (Portal Aeródromos), que configura um sistema desenvolvido em prol do gerenciamento dos processos definidos na Instrução do Comando da Aeronáutica – ICA 11-3, que normatiza os processos da área AGA no âmbito nacional).

Dentre as disciplinas contidas no cronograma, destacaram-se a Análise Documental, o Controle de Prazos e o Fluxo Processual. Segundo o Capitão Andrade, coordenador do curso, “compreender os tipos documentais desde sua origem, respeitando os prazos previstos e, sobretudo, confiar permanentemente no processo são premissas fundamentais para a garantia da qualidade no que tange à área AGA”.

O primeiro colocado do Curso foi o 3º Sargento Yuri de Paiva Werneck, especialista em controle de tráfego aéreo, do efetivo do CINDACTA II. O militar ratificou que a oportunidade de fazer parte deste seleto grupo foi de suma importância para sua carreira. “Quando fui convidado a fazer parte da AGA, não imaginei quão gratificante seria. Compreender todo esse trâmite e servir como instrumento para a tomada de decisões no SISCEAB não tem preço”, afirmou o militar.

Além do AGA003, o DECEA prevê outras capacitações consequentes para esses profissionais, as quais serão realizadas no decorrer deste ano. 

Informações mais detalhadas acerca dos processos AGA poderão ser consultadas por meio do Portal AGA.

Fonte: DECEA – 21/05/2018

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo