Indústria

OACI realiza auditoria na área de investigação de acidentes aéreos

Com base no programa USOAP (Universal Safety Oversight Audit Programme), a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) estará no Brasil, no período de 18 a 29 de março, para a realização de uma auditoria.

Esse trabalho tem por intuito verificar a capacidade de vigilância de segurança operacional dos Estados a partir da observação do nível de aderência aos padrões internacionalmente estabelecidos. Na ocasião, são avaliadas a existência de normativos e procedimentos adequados, bem como a maneira como os provedores de serviços de navegação aérea executam tais orientações. A auditoria é especialmente dedicada ao que a OACI define como área AIG (Accident Investigation Section / em tradução livre: Seção de Investigação de Acidentes).

No Brasil, três organizações estão diretamente relacionadas e serão inspecionadas: o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Proveniente de Brasília – onde esteve de 19 a 21 de março – o auditor da OACI, Nicolas Rallo, foi recebido pelo diretor-geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, em sua chegada na organização, quinta -feira, dia 22. Após uma breve recepção, o auditor foi encaminhado à ASEGCEA onde deu inícios a seus trabalhos na unidade. Conforme programado, sexta (23), o auditor passará pelo Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA 3). Domingo retorna a Brasília, onde permanece até o encerramento do trabalho. 

Responsável pelo gerenciamento da segurança operacional no SISCEAB, a Assessoria de Segurança Operacional do DECEA (ASEGCEA), contribuirá com o CENIPA e a ANAC, ao longo de todo o processo, no que tange à coleta de dados de indicadores de desempenho da segurança operacional e ao processamento de informações relativas às ocorrências de tráfego aéreo.

Fonte: DECEA 22/03/2018

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo