ROTAER DIGITAL entra no ar como nova funcionalidade do AISWEB
A partir desta quinta-feira, 14 de setembro, a Circular de Informações Aeronáuticas N 29/17 divulga a nova forma de disponibilização do serviço relacionado a aeródromos privados.
Desenvolvido pelo Subdepartamento de Operações (SDOP) em parceria com o Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), o ROTAER DIGITAL é a concretização de um projeto do DECEA.
A transição
Como nova funcionalidade do AISWEB – fonte oficial de informações aeronáuticas on-line do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, o ROTAER DIGITAL possibilita, a qualquer tempo, a consulta das informações de aeródromos privados constantes na base de dados do DECEA e a geração de páginas personalizadas – de acordo com o interesse do usuário.
O produto foi desenvolvido pelo GT-AISWEB, formado por técnicos do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), do Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), do Terceiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (3º/1º GCC) e da Assessoria de Comunicação Social (Ascom) do DECEA.
No processo inicial do projeto, o DECEA preocupou-se em aplicar uma pesquisa para conhecer as necessidades dos usuários e participou de inúmeras reuniões para discutir legislações com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em busca de melhores práticas, o GT-AISWEB fez benchmarking em outros provedores, aprimorando o desenvolvimento estratégico e o atendimento ao cliente do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).
O futuro
O DECEA pretende eliminar o processo de impressão tanto do ROTAER quanto de outras publicações, conforme afirmou o chefe do SDOP, Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento: “Nosso objetivo é introduzir, paulatina e continuadamente, inovações tecnológicas no SISCEAB”.
É importante que o usuário saiba que não serão mais expedidos NOTAMs com informações de ativação, cancelamento e mudanças nas características dos aeródromos privados. Suas atualizações serão efetuadas diretamente no ROTAER DIGITAL, independente das datas AIRAC (Aeronautical Information Regulation and Control) .
O acesso
Para conhecer o ROTAER DIGITAL, utilize a página inicial do AISWEB e, caso necessite utilizar uma versão impressa, poderá ser gerado um conteúdo personalizado e reduzido, apenas com os aeródromos selecionados.
As dúvidas
Conheça a nova forma de disponibilização do serviço relacionado a aeródromos privados publicada na Circular de Informações Aeronáuticas N 29/17.
O conteúdo das publicações aeronáuticas referentes às características físicas e operacionais dos aeródromos privados é de competência da ANAC, logo, quaisquer dúvidas sobre as informações divulgadas devem ser encaminhadas para o SAC ANAC.
O DECEA também oferece um canal de comunicação para o envio de dúvidas, sugestões, comentários, críticas, elogios e notificações de erros por intermédio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC DECEA).
Fonte: DECEA 12/09/2017