Airbus deve aumentar eficiência do A380 com winglets
A Airbus planeja realizar um upgrade significativo na maior aeronave comercial do mundo. De acordo com a agência Reuters, através de duas fontes ligadas à fabricante francesa, o superjumbo A380 deve ganhar winglets nas pontas de suas asas a fim de aprimorar ainda mais a sua eficiência energética. Um dos motivos para a possível decisão da Airbus tem a ver com seus esforços em impulsionar as vendas da aeronave, que não seguem de “vento em popa” como acontece com outras famílias da fabricante.
A mudança definitiva deve ser anunciada durante o Paris Air Show, que acontece de 23 a 25 de junho, em Paris, e pode trazer uma economia de combustível de até 2%. “Nós sempre dissemos que o A380 tem um potencial ainda maior na economia de combustível”, disse um porta-voz da Airbus, que acredita ainda que o projeto fará o A380 ser mais atrativo para potenciais compradores. Outra mudança que pode impulsionar as vendas é a estratégia de aumentar o número de assentos da aeronave.
Os famosos winglets nas pontas das asas
O diretor Operacional da Airbus, Fabrice Bregier, confirmou que a fabricante considera “melhorar” o A380 com a instalação de winglets para trazer um novo mais barato de voar. Para aqueles que não possuem tanto conhecimento sobre os detalhes da aviação, o winglet é um componente aerodinâmico posicionado na extremidade da asa de uma aeronave, que tem por função diminuir o arrasto induzido. Como consequência, os motores trabalham (um pouco) menos, e com isso o consumo de combustível acaba sendo menor.
Fonte: Mercado e Eventos 16/06/2017