Sistema possibilita pilotos poderem enxergar sem impedimentos
Quando um helicóptero pousa em um deserto, ele levanta uma quantidade grande de areia e terra podendo prejudicar a orientação do piloto que “perde seu horizonte” – uma situação conhecida como brownout (whiteout quando se trata de neve). O mesmo pode acontecer quando existe fumaça, névoa e qualquer outro impedimento que prejudique a percepção do piloto com relação à posição de sua aeronave. O brownout é causa de muitos acidentes sérios.
O Exército dos EUA emprega um termo sofisticado para estas condições: “Ambiente Visual Degradado” (DVE). E define que se trata de “visibilidade reduzida de grau variado onde o alerta situacional e controle da aeronave não podem ser mantidas com a mesma competência que acontece quando as condições meteorológicas visuais são normais e pode levar à perda total”.
O sistema desenvolvido pela Redstone utiliza uma série de sensores para criar uma imagem “virtual” em torno do helicóptero para orientar seu pouso. Ele utiliza radar, detector infravermelho com visão para frente (FLIR), câmeras e equipamento LIDAR (Detecção e Localização por Luz). O equipamento vem ao encontro, especialmente, das necessidades das equipes de socorro e remoção médica que, muitas vezes se acidentam na ânsia de prestar socorro urgente, mesmo nas mais adversas condições de voo.
Fonte: Aeromagazine 08/05/2017