Wright Eletric tem perspectiva que um avião elétrico esteja em operação daqui 10 anos
Wright Electric, uma empresa start-up (iniciante em tecnologia), pretende desenvolver o projeto Wright One, capaz de transportar cerca de 150 passageiros em voos comerciais de Londres a Paris em aeronaves movidas a energia elétrica, nos próximos dez anos. O alcance máximo seria de 300 milhas (quase 500 km).
A eliminação dos custos do combustível atual provocaria uma queda dramática nas tarifas do transporte aéreo. A low-cost britânica Easyjet se interessou pela nova tecnologia. A empresa manteve contatos com a Wright Electric e tem oferecido a perspectiva do operador diante da potencial realidade em termos de propulsão.
A Wright Electric depende inteiramente da inovação na tecnologia das baterias esperada para os próximos anos, para proporcionar o necessário alcance para a futura aeronave. A companhia ainda não produziu seu próprio avião, trabalhando ao lado do inventor norte-americano Chip Yates, cujo Long-ESA detém o recorde mundial de velocidade para aviões elétricos.
Os concorrentes da Wright Electric incluem a Airbus que tem desenvolvido seu avião elétrico E-Fan de dois lugares desde 2014 e anunciou planos para criar seu próprio avião elétrico de curto alcance para 70 a 90 passageiros.
Fonte: Aeromagazine 23/03/2017