Anac votará mudanças e deve aprovar fim da bagagem grátis em voos
As mudanças nas regras da aviação civil devem ser aprovadas pela Agência Nacional do Aviação Civil (Anac) nesta terça-feira. As companhias aéreas não serão mais obrigadas a despachar gratuitamente as malas. Já o limite de peso da bagagem de mão passará de 5kg por pessoa para 10kg por passageiro.
No caso de voo internacional, o direito a transporte de bagagem, que hoje é de dois volumes de 32 kg, vai cair, num primeiro momento, para dois volumes de 23 kg. Em casos de cancelamentos de voo ou atrasos superiores a quatro horas, as empresas só deverão acomodar os clientes em hotéis quando houver pernoite. Nos outros casos, os passageiros poderão esperar em outros locais, como salas VIPs.
Segundo a Anac, tais mudanças vão estimular uma maior competição entre as empresas aéreas e a redução do preço de passagens.
Outra proposta permite aos passageiros desistir de uma passagem em até 24 horas após a compra. Para ter direito isso, o cancelamento do bilhete tem que ser feito em, no mínimo, sete dias antes da data do voo. A mudança valerá para todas as passagens, mesmo as promocionais.
Fonte: Extra 12/12/2016