Tecnologia

Projeto inusitado cria híbrido de avião e trem

Já pensou como seriam as viagens de avião do futuro? Com certeza elas iriam simplificar a vida dos passageiros, afinal, é isso o que mais sonhamos. Pesquisadores do Instituto Federal Suíço de Tecnologia tiveram uma ideia que pode transformar o transporte aéreo em uma experiência bem mais prática. O Clip-Air está sendo desenvolvido como um sistema de cápsulas que se desconectam de um avião modular para que os usuários continuem o percurso por via ferroviária ou até rodoviária.

O processo seria realizado como um bombardeio. A aeronave tem capacidade para transportar até três cápsulas. Dentre delas, no máximo 450 passageiros, ou 30 toneladas de carga, podem ser levados em uma viagem. A envergadura do avião, por sua vez, chega a 60 metros, duas vezes maior do que a do clássico Boeing 737 – um dos dirigíveis aéreos comerciais mais usados no mundo.

Para receber esses novos aviões, também seria preciso construir aeroportos bem diferentes dos tradicionais. O Clip-Air teria que aterrissar em um aeródromo que funcionasse como um pátio ferroviário ou rodoviário. Sendo assim, as cápsulas poderiam ser desacopladas e reutilizadas para transporte terrestre. Por isso, o projeto deve demorar entre 40 e 50 anos para se tornar operacional. Nos próximos cinco a 10 anos, porém, os pesquisadores pretendem desenvolver um protótipo do tamanho de uma aeronave privada.

Se virar realidade, o projeto vai ajudar ainda as fabricantes na maximização do uso da fuselagem, um dos componentes mais caros dos aviões. E não é só isso. A tecnologia também iria permitir a troca de transporte muito mais rápida para os passageiros. Já pensou?

Fonte: Pureviagem 27/07/2016

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo