Indústria

Paraná tenta atrair fábrica de aviões da Rússia

A vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, e o presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), Adalberto Netto, participaram nesta quarta-feira (8) da cerimônia internacional de apresentação da aeronave MC-21, em Irkutsk, na Rússia. No ano passado, o Governo do Paraná assinou um acordo para implantar em Maringá unidades de fabricação de peças e partes de aeronaves e centros de operação para atender o Brasil e a América Latina.

A apresentação do novo modelo da Irkut foi feita pelo presidente da empresa, Oleg Demchenko, na planta industrial da companhia. O evento teve a presença do primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Medvedev, de autoridades e empresas de diversos países e continentes ligados à aviação para detalhar informações sobre o novo modelo antes do primeiro vôo, previsto para início de 2017.

Cida Borghetti representou o governador Beto Richa na cerimônia e reiterou o apoio do Governo do Paraná ao projeto da companhia russa no Estado. “São investimentos que vão estimular a inovação e a transferência de tecnologia com a formação de mão de obra qualificada e especializada. O Governo do Paraná dará o suporte necessário”, afirmou a vice-governadora.

O presidente da APD, Adalberto Netto, salientou que a empresa russa está expandindo os negócios e a instalação de uma unidade no Brasil é estratégica para a entrada nos mercados da América do Sul. “É uma grande operação que irá gerar diferentes oportunidades para parceiros brasileiros, desde fabricação de peças, a logística, financiamento de aeronaves e treinamento de instrutores”, detalhou. Adalberto salientou que desde 2015 a empresa russa está expandindo os contatos com as empresas de aviação no Brasil para a seleção e qualificação de fornecedores de suprimentos, produtos e serviços. “O Paraná foi escolhido como base para as operações da América Latina da Irkut. É uma grande operação que irá gerar diferentes oportunidades para parceiros brasileiros, desde fabricação de peças, a logística, financiamento de aeronaves e treinamento de instrutores”, disse ele. “É importante lembrar que o MC-21 é um avião internacional fabricado na Rússia, possuindo fornecedores de várias partes do mundo incluindo Estados Unidos, Reino Unido, França, Canadá.”

Fonte: Jornale 09/06/2016

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo