Novo Boeing 737 max completa testes em grandes altitudes
Durante o processo de certificação de uma nova aeronave é preciso realizar uma série de testes para provar suas funcionalidades e segurança. É exatamente o que o Boeing 737 MAX, a nova geração do avião de passageiros mais vendido do mundo, está fazendo neste momento.
Um 737 MAX pousou e decolou nesta segunda-feira (2) no aeroporto de La Paz, na Bolívia. O aeródromo é dos mais altos do mundo, a 4.050 metros de altitude em relação ao nível do mar. Não por acaso, a cidade onde fica o aeroporto se chama “El Alto”. A pista fica próxima a Cordilheira dos Andes.
“Os motores e outros sistemas agiram conforme o esperado, sob condições extremas. Era exatamente isso que queríamos ver”, disse Keith Leverkühn, vice-presidente e gerente geral do programa Boeing 737 MAX.
Quanto maior a altitude, menor é a quantidade de oxigênio no ar ambiente. Quando um avião decola ou pousa em um local alto, as condições de aceleração e controle da aeronave mudam bastante comparados às operações realizadas em média altitude ou ao nível do mar.
O 737 MAX vai realizar mais de 100 voos de testes, ainda neste ano, até finalmente ser homologado pelos órgãos reguladores. A primeira entrega está programado para o final de 2017.
O Aeroporto “El Alto” fica próximo a base da Cordilheira dos Andes (Boeing)
Fonte: Airway UOL 02/05/2016