Tecnologia

NASA lança programa de aeronaves sustentáveis

A NASA anunciou o lançamento da iniciativa “New Horizons Aviation“, o que levará a uma nova geração de aviões que serão alimentados por energia sustentável. “O Programa de pesquisa do voo da NASA está a caminho para a criação de um renascimento de uma era excitante na pesquisa da aviação”, disse Jim Banke, do departamento de Investigação e Missão da NASA. “O projeto levará vários anos com aeronaves começando sua campanha de voo por volta de 2020, dependendo de financiamento”, disse um dos porta-vozes.

O primeiro contrato da iniciativa, concedido a uma equipe da Lockheed Martin em fevereiro, começa a trabalhar para projetar um mais silencioso jato supersônico de passageiros . A equipe pretende concluir um projeto preliminar para a Tecnologia Supersonic Calmo ( QueSST ) em breve. Há mais de 100 anos, a NASA e o seu antecessor NACA ( o NACA ) usaram aviões experimentais para avançar tecnologia de aviação . Através de fundos governamentais , a agência reduziu a carga de pesquisa e desenvolvimento caro em empresas privadas e encurtou o tempo que leva para comercializar novas tecnologias de aviação.

A agência afirma que as aeronaves simplificadas , motores a jato mais silenciosos e winglets de redução de arrasto são alguns dos avanços que a NASA trouxe para a indústria da aviação comercial .Originalmente conhecido como XS- aviões para fins experimentais Supersonic e, mais tarde encurtado para X , aviões-X são uma família de aeronaves experimentais destinadas exclusivamente à pesquisa. Mais de 56 conceitos do avião-X foram criados e eles representam alguns dos maiores avanços na pesquisa da aviação que a NASA tem feito ao longo dos anos.

Um dos mais históricos aviões-X foi o X-1 , a primeira aeronave de alta velocidade construído exclusivamente para a pesquisa aviação, e o avião que Chuck Yeager usado para quebrar a barreira do som .Mas talvez o mais notável de todos os aviões-X foi o avião-foguete X-15 . Construído na década de 1950 , o X-15 se tornou o avião mais rápido do seu tempo. Durante quase 200 voos , o programa X-15 reuniu dados valiosos sobre o voo hipersônico de alta altitude.

“Se nós podemos construir alguns desses aviões-X e demonstrar algumas destas tecnologias , esperamos que irá torná-lo muito mais fácil e mais rápido para a indústria dos EUA para buscá-las e juntá-las para fora no mercado”, comentou Ed Waggoner , diretor de sistemas de Programa da NASA.

Com a iniciativa New Horizons Aviation , a NASA pretende trazer a vida de uma nova geração de aviões-X . Desta vez , o foco é sobre o avanço da tecnologia de aviação verde. Durante a próxima década, os dados recolhidos vão permitir que os aviões comerciais se tornem mais silenciosos, rápidos, limpos e eficientes.

Fonte: geek.com.br 25/04/2016

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo