Paraná concederá benefícios para Azul iniciar operações
O Governo do Paraná, através do governador Beto Richa, deverá confirmar, nos próximos dias, a concessão de benefícios fiscais para a área da aviação no Estado. Esta era uma das solicitações da empresa Azul Linhas Aéreas para iniciar os voos comerciais no Aeroporto Santana, em Ponta Grossa. O assunto foi debatido entre executivos da empresa de transporte aéreo e o governo do Estado, em fevereiro. A informação foi confirmada pelo deputado estadual Plauto Miró Guimarães, o qual participou da reunião entre o estado e a Azul.
O governo deve conceder redução escalonada do ICMS sobre o combustível dos aviões, benefício o qual será ampliado de acordo com a implantação dos voos. As primeiras cidades a receberem os voos da empresa deverão ser Ponta Grossa e Guarapuava. “Vai ser mais uma grande oportunidade para o desenvolvimento econômico da região. Além de criar alternativas de transporte, favorecerá o turismo e até novos investimentos”, destaca o deputado Plauto.
No caso de Ponta Grossa, os voos comerciais diários serão realizados para o aeroporto de Viracopos, em Campinas. O avião escolhido para operar a linha deverá ser o turboélice ATR 72. A expectativa da prefeitura é de que a homologação e liberação do aeroporto ponta-grossense ocorra neste mês de abril, com o início dos voos até o mês de junho.
Para que o município obtenha o aval da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), há a necessidade da conclusão da adaptação da brigada de incêndio, para que ela possa ser declarada de ‘Categoria 5’. Uma simulação também deverá ser feita e os tempos submetidos à avaliação da ANAC. Até o início dos voos comerciais o terminal de passageiros será devidamente aparelhado. Todos os equipamentos necessários já foram licitados.
A empresa estuda disponibilizar linhas também em Francisco Beltrão, Pato Branco e Umuarama. Atualmente a Azul já opera em Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina.
Incentivos
Solicitação foi feita ao Secretário da Fazenda em fevereiro
A reunião entre a Azul e o governo do Estado ocorreu no dia 24 de fevereiro. Articulada pelos deputados Plauto Miró Guimarães e Ademar Traiano, a reunião contou com a presença de outros deputados, secretários municipais e prefeitos (inclusive Marcelo Rangel e Paulo Carbonar). Na ocasião o grupo pediu ao secretário estadual da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, prioridade num estudo de viabilidade para a concessão de benefícios.
Fonte: Jornal da manhã 01/04/2016