Indústria

Mauro Lopes assume a Secretaria de Aviação

O deputado federal Mauro Lopes assumiu nesta quinta-feira (17), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), o cargo de ministro-chefe da Secretaria de Aviação da Presidência da República. Lopes sucede Guilherme Ramalho, que transmitiu ao novo ministro o cargo que ocupava interinamente desde 8 de dezembro de 2015. Com longa trajetória política na Câmara dos Deputados, Mauro Lopes chega ao comando da Pasta no exercício do sexto mandato consecutivo como representante de Minas Gerais no Legislativo.

Durante a cerimônia de posse no Planalto, a presidenta da República, Dilma Rousseff, destacou o papel da Secretaria. “Este é um ministério estratégico em um País com a dimensão do Brasil, que depende da aviação para interconexão de bens e serviços, desenvolvimento e transporte de pessoas. Felizmente ficou para trás o tempo em que nossos aeroportos eram serviços mal avaliados. Nós mudamos radicalmente o setor. Durante a Olimpíada e Paralimpíada devemos garantir que os aeroportos atendam aqueles que buscam no Brasil um momento de alegria, congraçamento e paz”, avaliou.

Em seu discurso durante o ato solene de transmissão de cargo, o ministro Mauro Lopes agradeceu a confiança da presidenta Dilma e afirmou que seu desafio “é manter em alto nível os serviços e aprimorar ainda mais os avanços já conquistados pela Secretaria. Superação sempre foi uma característica que pautou a minha vida política”, definiu.

Confira aqui a íntegra do discurso de posse do ministro Mauro Lopes. 

Em seu discurso de despedida, Guilherme Ramalho agradeceu à equipe da Secretaria de Aviação, “uma equipe que batalha muito para melhorar a aviação brasileira”, e afirmou que o novo ministro “com sua experiência, vai adicionar muito ao trabalho da Pasta”. Ele também ressaltou que “foi com grande prazer e honra que dei a minha contribuição ao setor no País”.

A gestão do ministro Ramalho à frente da Pasta e no comando da Secretaria Executiva foi marcada pelo diálogo permanente com entidades do setor, atenção à política de concessões e visão estratégica para soluções que fortaleceram o mercado da aviação no País.

TRAJETÓRIA – Filiado ao PMDB desde 1995, o advogado e empresário mineiro Mauro Lopes, 79 anos, tem longa trajetória política na Câmara dos Deputados. Sua primeira legislatura foi de 1995 a 1999. Desde então, já acumula o seu sexto mandato na Câmara. Também foi Secretário de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais (1999-2000); diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (1993-1994) e presidente da Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados (2006). Em Minas, foi o deputado do PMDB mais votado nas últimas eleições.

ANAC 10 ANOS – Após a cerimônia de posse, o novo ministro da Aviação participou da solenidade em comemoração aos 10 anos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O evento incluiu o lançamento do Prêmio ANAC 10 Anos Acadêmico e Jornalístico, do novo Portal ANAC e da publicação ANAC 10 anos, que faz um resgate dos momentos mais importantes da história da Agência.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Aviação da Presidência da República (17/03/2016)

Imagem: Elio Sales/SAC-PR 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo