Indústria

SERIPA V aborda prevenção para pilotos e controladores

Com a finalidade de elevar a segurança do espaço aéreo, o Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) destacou a “influência dos fatores do Serviço de Tráfego Aéreo na mitigação do acidente aeronáutico” para 250 pilotos e controladores de voo, no dia 10 de março, na cidade de Curitiba (PR).

O tema foi apresentado pelo Chefe do SERIPA V, Tenente-Coronel Aviador Luís Renato Horta de Castro, que analisou casos reais e focou ações para a melhoria da coordenação entre pilotos e controladores diante de uma situação de emergência. Ele também destacou a importância da aproximação dos elos de Segurança de Voo do CENIPA e do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), na segurança da atividade aérea. 

Segundo o Chefe do SERIPA V, o conhecimento mútuo da rotina de trabalho de cada profissional é importante para que o controlador seja mais motivado a ter iniciativas no caso de prestar apoio ao piloto. “O conhecimento da realidade da profissão de cada um, ajuda no momento de transmitir informações precisas e adequadas para mitigar a probabilidade de um acidente”, afirmou.

O palestrante alertou aos aeronavegantes que não só entendam os conceitos, mas, sobretudo, utilizem os conhecimentos na prática. “A abordagem da influência dos fatores ATS propõe uma reflexão à categoria. Temos identificado nas investigações de acidentes, algumas situações críticas que poderiam ser mais bem coordenados entre controle e tripulantes”, disse.

O evento foi realizado em parceria com o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), órgão responsável por 15 destacamentos de órgãos ATS e 37 Estações Prestadoras de Serviços de Telecomunicações  e Serviço de Tráfego Aéreo (EPTAS). Cerca de 2. 600 pessoas trabalham direta e indiretamente na atividade de segurança do espaço aéreo da Região Sul, incluindo Campo Grande e Corumbá, no Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste do Brasil.

“O CINDACTA está de portas abertas para receber esse tipo de iniciativa. A bandeira da prevenção é sempre bem-vinda. Se trabalharmos com antecipação, o ganho será na redução do número de ocorrências e na melhoria da troca de informações entre piloto e controladores para a continuidade da segurança”, afirmou o Chefe da SIPACEA (Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes/Incidentes do Controle do Espaço Aéreo), Coronel Aviador (R1) Sergio Luiz da Cunha Candea.

Para aumentar os níveis de prevenção, o calendário do SERIPA V  prevê  outras atividades até o final do ano. Estão programados encontros nas cidades de Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Florianópolis, (SC), e Porto Alegre e Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O roteiro faz parte do amplo trabalho de prevenção promovido pelo Serviço Regional e CINDACTA II, que atuam para o elevado grau de segurança da aviação brasileira.

Fonte/Imagem: CENIPA (15/03/2016)

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo