Hangar aumenta capacidade de atendimento para AG em SC
O Aeroporto Internacional de Navegantes/Ministro Victor Konder (SC) passou a contar com mais um espaço para a aviação geral. Desde o final de fevereiro, está em operação um novo hangar de aeronaves para utilização por terceiros, operado pelo Grupo Poly. O espaço, adjacente ao pátio de aviação geral do terminal, ocupa uma área de cerca de 2.400m² e conta com estrutura completa para as operações de hangaragem e atendimento à tripulação e passageiros.
Com a nova estrutura, a capacidade de processamento do aeroporto para voos da aviação geral terá um ganho de cerca de 80% durante a alta temporada. O hangar, além do ganho de infraestrutura para esse nicho da aviação, representa também uma nova iniciativa da Infraero para a utilização de suas áreas com geração de receitas comerciais.
A estrutura é a primeira do aeroporto a permitir o uso exclusivamente por terceiros mediante contrato. Em Navegantes, há outros dois hangares: um da Líder Aviação, utilizado para operações offshore com helicópteros para a Petrobras, e um da Havan Lojas de Departamentos, utilizado para abrigar as aeronaves da empresa e também para utilização por terceiros.
Aviação geral em Navegantes
O Aeroporto de Navegantes tem uma movimentação expressiva na aviação geral. Somente nos últimos dois anos, a movimentação fora da aviação comercial representou mais de um quarto do movimento geral de aeronaves no terminal catarinense, sendo que, entre 2014 e 2015, foi registrado crescimento de 10,7% na movimentação de aeronaves e 12,5% na movimentação de passageiros de aviação geral.
Em 2014, Navegantes recebeu 5.467 pousos e decolagens de aeronaves da aviação, 26,4% da movimentação total do aeroporto, que foi de 20.704 movimentações. Já em 2015, foram recebidos 6.052 pousos e decolagens de aviação geral, respondendo por 28,29% das 21.391 movimentações do aeroporto no período.
A movimentação de passageiros exclusivamente da aviação geral foi de aproximadamente 40.000 passageiros em 2014. Em 2015, foram movimentados 45.000 passageiros.
Fonte/Imagem: Assessoria de Imprensa – Infraero (14/03/2016)