Conheça o avião que poderá voar de NY a Londres em 11 minutos
O conceito de avião supersônico tornará possível viajar de Nova York a Londres em apenas 11 minutos, sendo mais rápido do que deslocar-se de carro do centro de Nova York até seus subúrbios. O modelo de avião a jato denominado ”Antípode” é um projeto de aeronave o qual está sendo desenvolvido pelo design canadense Charles Bombardier, o mentor do projeto afirma que o voo será possível, graças a sua tecnologia aerodinâmica denominada de Modo de Longa Penetração.
O projeto tem capacidade para transportar 10 pessoas e pode alcançar a velocidade Mach 24, ou seja 10 vezes mais veloz que um Concorde e 24 vezes mais rápido que a velocidade do som, o avião poderá atingir aproximadamente 29.393 km/h em minutos. Bombardier diz que o avião poderá decolar de um pista comum, mas durante o voo usaria uma espécie de foguetes propulsores em suas asas, fazendo o avião alcançar os 12.000 pés de altura. ”A partir deste momento o computador de bordo da aeronave ligaria automaticamente o motor ramjet de propulsão supersônica, fazendo o avião alcançar a velocidade próxima a Mach 24”conclui.
Em entrevista para a revista Forbes, Bombardier disse que teve a ideia para desenvolver este projeto depois que um engenheiro especialista lhe apresentou um projeto de avião supersônico, o qual utilizava um fenômeno aerodinâmico denominado de Modo de Longa Penetração (LPM). Bombardier disse que através de um bocal localizado no nariz da aeronave canaliza o ar em uma velocidade supersônica induzindo a tecnologia (LPM), a qual evitaria um superaquecimento das turbinas.
”As pontas das asas também poderão ser equipadas com este equipamento para que o ar possa fluir através delas, sendo assim toda a sua superfície protuberante seria esfriada graças a tecnologia (LPM)” conclui Bombardier. O projetista disse ainda que o avião será construído com material altamente resistente ao calor e afirma. ” A tecnologia (LPM) poderá ajudar a diminuir o calor mas isso não o eliminará completamente, mesmo que o avião voe em perfeitas condições de voo.
Fonte: Blasting News (28/01/2016)