Mercado

Movimento no aeroporto de Santarém cresce 8,5% em 2015

O movimento no Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca, em Santarém, no oeste do Pará, aumentou 8,5% em 2015, em relação ao ano anterior. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (6) ao G1 pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), concessionária que administra o terminal,  665.717 mil passageiros passaram pela cidade em 2015, contra 604.234 mil em 2014.

Segundo a Infraero, os números incluem embarques, desembarques e conexões. Ao todo, a movimentação aérea registrou 17.909 voos, que incluem pousos e decolagens.

A Infraero informou ainda que o período de maior movimento no aeroporto de Santarém foi entre os dias 1º e 31 de julho, período das férias escolares. O terminal registrou um total de 72.651 passageiros e 1.579 pousos e decolagens nesta época.

Recentemente, o aeroporto passou por obras de reformas e ampliação, aumentando capacidade de embarque e desembarque de passageiros.

Expectativas movimento janeiro de 2016

A expectativa para este mês de janeiro é que o movimento aumente de 5 a 10% em comparação ao mesmo período de anos anteriores. “Essa tendência de crescimento já vem nos últimos anos. Isso é decorrente da maior oferta de assentos que nós temos, pois entraram mais empresas, mais voos e consequentemente fica mais acessível para a população que chega e que sai também. O movimento foi considerado bastante positivo”, destacou o superintendente da Infraero em Santarém, Altemar Gama.

O casal Raimundo Maia e a esposa, Sirlei Maia, que são de Belém, chegaram a Santarém na manhã desta quarta-feira (6). Eles estão dentro dos 10%  esperados pela Infraero para este mês. “Viemos ver meus pais que moram aqui. Vamos passar apenas dez dias e aproveitar a praias da cidade. Estávamos há um ano sem vir aqui. Quando eu desci do avião eu até comentei com minha esposa e elogiei a estrutura do aeroporto. Está melhor, mais bonito”, conta.

O aeroporto de Santarém tem em média 13 operações diárias de voos regulares, sendo que o horário de maior pico de operação é entre 9h e 11h30. A liberação para maior número de aeronaves ocorreu depois das obras de ampliação do aeroporto. Atualmente, o terminal conta uma pista funcionando regularmente, com 2,4 km de extensão.

Fonte: G1 (06/01/2016)

Imagem: Adonias Silva/G1

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo