Novo aeródromo melhorará serviço público na China
Um aeródromo recém-construído em um recife no Mar Sul da China ajudará a garantir a segurança de voo e navegação dos aviões e embarcações na área, melhorando de forma significativa a capacidade de resgates marítimos, disse na segunda-feira um funcionário chinês.
A China concluiu a construção do aeródromo em Yongshu Jiao, localizado nas Ilhas Nansha da China, confirmou na segunda-feira a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying.
O Mar do Sul da China tem sido durante muito tempo uma importante via marítima que conecta a China com o restante do mundo, assim como um corredor marítimo entre os oceanos Pacífico e Índico, disse Pan Wei, engenheiro chefe de Resgate e Salvação da China subordinado ao Ministério do Transporte.
“A severa escassez de instalações de segurança de navegação, de forças de resgate e de equipe de emergência para atender derramamentos de petróleo no Mar do Sul da China têm impedido a segurança de navegação e o desenvolvimento econômico e social na área”, disse Pan.
Os faróis nos recifes Huayang e Chigua, que entraram em operação em outubro de 2015, preencheram o vazio nas instalações de aviação civil e melhoraram significativamente a segurança de navegação no Mar do Sul da China, indicou o funcionário.
“Os faróis proporcionaram às embarcações de diversos países a direção de navegação, a informação de segurança, a assistência de emergência e outros serviços públicos, o que reduziu os risco de navegação e os acidentes marítimos”, afirmou Pan.
Como um país responsável, a China continuará promovendo a construção de resposta de emergência e as instalações de resgate, em um esforço de assumir as obrigações internacionais das operações de busca e resgate, proteção do meio ambiente marítimo, prevenção e redução de desastres e segurança de navegação no Mar do Sul da China, segundo o funcionário.
Os faróis nos recifes Huayang e Chigua são o começo dos esforços da nação para construir instalações civis para guiar e assistir a navegação no Mar do Sul da China, disse Pan.
O aeródromo em Yongshu Jiao elevará a segurança de navegação na ocupada via marítima.
Cerca de 40% do comércio mundial é transportado pelo Mar Sul da China, com a passagem de pelo menos 40 mil embarcações por ano.
Fonte: Xinhua (05/01/2016)