Tecnologia

Direto da Nasa: um avião elétrico revolucionário em 2025

Nem os especialistas mais visionários talvez possam acreditar nas transformações propostas para o avião comercial do futuro, previsto para 2025. A primeira e mais surpreendente pode ser a substituição das turbinas movidas a derivados de petróleo por sistemas propulsão elétrica. Suas linhas estruturais e sua aerodinâmica podem passar por mudanças radicais.Seus sistemas armazenamento de energia e suas estruturas poderão ser criadas a partir da nanotecnologia. E, em dez anos, o mundo poderá dispor de aviões que decolem e pousem verticalmente. E melhor do que tudo: a segurança operacional das aeronavespoderá ser largamente melhorada.

Embora pareça ficção, esseavião comercial do futuro talvez esteja nascendoem uma dúzia de laboratórios de empresas privadas e centros de pesquisa da Nasa com base no conceito das chamadas Soluções Aeronáuticas (CAS, de Convergent Aeronautical Solutions).

O projeto CAS conta com a participação de centenas de pesquisadores de vários centros de desenvolvimento que compartilham suas informações sobre as novas e revolucionárias tecnologias num seminário ou Showcase que foi realizado no dia 22 de outubro de 2015 no Centro Armstrong de Pesquisas de Voo, de Edwards, na Califórnia.

Durante o showcase CAS, o diretor Richard Barhydt disse que o projeto estava iniciando uma grande decolagem. E pediu aos participantes que pensem de modo realmente ambicioso capaz de forçar os limites e desenvolver ideias para superar as barreiras. E exortou os participantes a começar com os problemas mais difíceis a partir de um estudo de viabilidade.

“Precisamos pensar em uma abordagem multidisciplinar para resolver problemas desafiadores”– disse ele – “e estarmos cientes de que essa abordagem pode não atender às expectativas e objetivos de nosso projeto”.

Fonte: CBN (06/12/2015)

Imagem: Divulgação/ NASA

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo