AmpliAr: primeiro leilão de aeroportos regionais do país arrecada R$ 731 milhões em investimentos
O programa tem o objetivo de fortalecer a aviação regional e modernizar a infraestrutura de aeroportos do Nordeste e da Amazônia Legal

Oleilão do Programa AmpliAR, realizado nesta quinta-feira, 27 de novembro, em São Paulo (SP), teve 13 dos 19 aeroportos arrematados na primeira rodada do programa, voltado à expansão da conectividade aérea em regiões estratégicas do Brasil.
Ao todo, 19 aeroportos localizados na Amazônia Legal, Nordeste e Centro-Oeste foram ofertados, dos quais 13 foram arrematados. Entre eles estão os aeroportos de Cacoal (RO), Paulo Afonso (BA), Lençóis (BA), Canoa Quebrada (CE) e Jericoacoara (CE) — destinos relevantes para o turismo e para a integração regional.
As vencedoras do certame foram a GRU Airport, que arrematou 12 aeroportos na Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Tocantins; e a Fraport, que ofereceu o melhor o lance para o Aeroporto de Jericoacoara (CE). Esses aeroportos serão incorporados aos contratos de concessão já existentes, sob gestão e fiscalização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com duração de 30 anos e um modelo simplificado, com mecanismos de reequilíbrio que garantam sustentabilidade operacional e segurança jurídica aos operadores.
Ao todo, cerca de R$ 731 milhões deverão serão investidos em obras nos terminais de passageiros, pistas e pátios desses terminais. Esse resultado reforça o interesse do setor privado na aviação regional, contribuindo para ampliar rotas, melhorar a infraestrutura e impulsionar o desenvolvimento econômico e a integração regional de diversas localidades.
O diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Faierstein, destacou a relevância do leilão como uma política pública. “Este não é simplesmente um leilão, é uma política pública. O leilão foi apenas um mecanismo para se validar e se concretizar uma política de governo capitaneada pelo Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor), cujo objetivo é o mais nobre que temos nesse país, que é desenvolver nossa aviação regional”, disse.
A cerimônia de leilão contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do Ministério no YouTube, permitindo o acompanhamento público de todas as etapas do processo.
Com essa primeira rodada do AmpliAR, o país avança em direção a uma aviação regional mais robusta, acessível e preparada para atender às necessidades de passageiros e operadores nos próximos anos.



