
A partir do domingo, dia 5 de outubro, Port of Spain, em Trinidad e Tobago, sediará a edição de 2025 da Assembleia e Conferência Anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe – ACI-LAC Annual Assembly Conference & Exhibition, o principal evento para o mercado aeroportuário da região.
São aguardados cerca de 300 participantes, entre os principais executivos da indústria, autoridades governamentais e aeroportuárias e especialistas em aviação, tecnologia, meio ambiente, acessibilidade, gestão e finanças.
Estarão presentes na abertura do evento Rafael Echevarne, diretor-geral do ACI-LAC, Mónika Infante, presidente do Conselho de Administração do ACI-LAC e CEO da concessionária AERODOM, o senador Eli Zakour, ministro dos Transportes e da Aviação Civil de Trinidad e Tobago, e Sean Sobers, Ministro das Relações Exteriores e da Comunidade do Caribe (CARICOM).
Sob o tema “Aeroportos definindo a conectividade na América Latina e Caribe”, os palestrantes convidados compartilharão experiências sobre modelos de concessão aeroportuária, certificação de aeródromos, desafios climáticos, carga aérea, assistência no solo, além do estado da conectividade aérea no Caribe e na região.
É possível acessar a programação completa do evento clicando aqui.
Incentivo à inovação e à sustentabilidade
Como tradição nas edições de ACI-LAC Annual Assembly Conference & Exhibition, o ACI-LAC fará também o reconhecimento, com o prêmio Green Airport Recognition, das iniciativas dos aeroportos membros que, durante o ano, promoveram ou implementaram soluções na gestão de emissões de carbono, adaptação às mudanças climáticas, restauração de ecossistemas, e mecanismos de captura de carbono. A iniciativa é coordenada pelo Comitê de Meio Ambiente e Sustentabilidade do ACI-LAC.
A edição de 2025 vai também dar destaque a jovens talentos que integram equipes dos aeroportos membros do ACI-LAC e contribuem com inovações para a indústria aeroportuária. Este ano, o Young Professional Award, vai premiar uma iniciativa que destaque a promoção da cultura da cibersegurança no ecossistema aeroportuário. A premiação conta com o patrocínio de SITA, parceiro de negócios (WBP – World Business partner) do ACI-LAC.
Foco no Caribe
A conferência ACI-LAC, que será realizada este ano em Trinidad e Tobago, dedicará parte de suas discussões à dinâmica e aos desafios da aviação no Caribe. Os destaques da programação incluem o Painel de Líderes do Caribe: Definindo o Futuro da Região Juntos. Ambos os eventos reunirão autoridades e líderes para discutir políticas estratégicas para conectividade, integração regional e desenvolvimento sustentável no setor.
O diretor-geral do ACI-LAC, Rafael Echevarne, ressalta a importância deste encontro do setor aeroportuário como uma plataforma valiosa para a troca de ideias, melhores práticas e soluções para desafios comuns.
“Todos os anos, buscamos destacar temas que representam os desafios diários de nossos membros e do setor aeroportuário da região. Este ano, em Trinidad e Tobago, destacamos os desafios enfrentados pelos membros das ilhas, com o objetivo de desenvolver e fortalecer sua competitividade, conectividade e capacidade de crescimento. Portanto, acreditamos que nossa conferência continua sendo um espaço de diálogo que reforça a importância do Caribe como um ator fundamental no fortalecimento da aviação e do turismo”, concluiu Echevarne.