NotíciasRegulamentação
Tendência

Nova diretoria é empossada em solenidade na sede da Anac, em Brasília (DF)

Cerimônia contou com a presença de servidores, autoridades, parlamentares e representantes do setor aéreo

Tomaram posse nesta quarta-feira, 17 de setembro, os novos membros da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Foram empossados o diretor-presidente, Thiago Chagas Faierstein, e os novos diretores, Rui Chagas Mesquita e Antonio Mathias Nogueira Moreira. Eles foram indicados pela Presidência da República e aprovados pelo Senado Federal após sabatina na Comissão de Infraestrutura, no dia 19 de agosto.

O público da solenidade, realizada no auditória da sede da Anac, em Brasília (DF), incluiu servidores, autoridades, parlamentares e representantes do setor aéreo. O novo diretor-presidente usou seu discurso para agradecer a presença de todos, enaltecer o trabalho da diretoria anterior e estabelecer as prioridades de sua gestão.

“Precisamos recompor o orçamento da Anac, fazendo ecoar a nossa pauta no Congresso Nacional. Isso significa aumentar a fiscalização, certificar novos equipamentos e contratar novos servidores. Trabalharemos com afinco para que possamos recompor o orçamento da Agência”, declarou.

Faierstein afirmou, ainda, que posicionará a Anac como protagonista do desenvolvimento do setor aéreo nacional. “A Agência é conhecida nacional e internacionalmente pelo seu rigor técnico, pela sua capacidade de regular, certificar e fiscalizar. Não existe nenhum setor de aviação civil forte no mundo sem a presença do Estado”, defendeu.

Após entregar os pins da Agência aos novos diretores, como símbolo da responsabilidade e do compromisso com a missão institucional, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, fez uso da palavra para se comprometer com o fortalecimento orçamentário da instituição. “Os recursos da Anac deste ano e de 2026 estão preservados, para que não haja nenhuma descontinuidade. Já conversei com a ministra Simone Tebet para garantir a preservação dos recursos e dos trabalhos, para que possamos avançar neste momento de reestruturação da aviação civil brasileira”, disse.

O titular da pasta também ressaltou o potencial do mercado de aviação brasileiro e o protagonismo da Agência em seu desenvolvimento. “A aviação é um setor muito sensível. Precisamos, cada vez mais, ter segurança jurídica e uma regulação que funcione, para dar segurança ao setor produtivo e atrair investimentos para o Brasil. Uma Anac fortalecida é fundamental para que isso aconteça”, defendeu Costa Filho.

Perfil dos novos diretores

O diretor-presidente Tiago Chagas Faierstein é engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com MBA em Transformação Digital e experiência em cargos de liderança na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e no setor privado.

O diretor Rui Chagas Mesquita é major-brigadeiro do ar da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), com experiência em gestão pública e defesa, tendo ocupado cargos como diretor de Ensino da Aeronáutica e secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa (MD).

O diretor Antonio Mathias Nogueira Moreira é especialista em governança, riscos e compliance, com carreira na Caixa Econômica Federal (Caixa) e experiência como diretor Executivo de Governança, Integridade e Riscos da Caixa Cartões Holding S.A.

Fonte
ANAC

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo