EventosNotícias
Tendência

1ª etapa do 38º Campeonato Brasileiro de Balonismo ocorrerá em Boituva-SP

Evento será entre os dias 10 e 15 de junho

A Confederação Brasileira de Balonismo (CBB) informa que a tranquilidade do interior paulista vai ganhar tons de aventura, cor e técnica com a chegada da 38ª edição do Campeonato Brasileiro de Balonismo, que começa em Boituva (SP) entre os dias 10 e 15 de junho.

O evento, que se desenvolve em três etapas (Boituva, Rio Claro e Iperó), reúne 40 balões, sendo 30 de competição e 10 especiais em formatos exclusivos, prometendo encantar o público e desafiar os melhores pilotos do Brasil.

Johnny Alvarez, o “Johnny do Balão”, presidente da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB), destaca que o campeonato é mais do que um espetáculo visual: é a principal vitrine técnica da modalidade no país, definindo o ranking nacional e selecionando o piloto que irá representar o Brasil no Campeonato Mundial de Balonismo, na Polônia.

“Este campeonato representa o auge da técnica e da paixão pelo balonismo no Brasil. É uma oportunidade de mostrar ao público toda a beleza e complexidade desse esporte, além de revelar talentos que podem nos representar no cenário internacional. Boituva abre essa jornada com céu limpo e grandes expectativas”, Johnny Alvarez, presidente da Confederação Brasileira de Balonismo.

A atração visual ganha reforço com os balões de forma especial, verdadeiras obras de arte infláveis que prometem fazer a alegria de crianças e adultos. Estarão nos céus de Boituva:

– Capacete do Ayrton Senna;
– Cristo Redentor;
– Bandeira do Brasil;
– Galinha Pintadinha;
– Nave da Xuxa;
– Jotalhão e Bidu, da Turma da Mônica;
– Aviãozinho da Patrulha Canina.

Esses balões não participam das competições técnicas, mas são verdadeiras estrelas dos céus, atraindo olhares e clicks de todos os lados.

Durante seis dias de provas (de terça a domingo), os balonistas de seis estados brasileiros (SP, MG, PR, SC, RS e GO) enfrentam desafios que exigem não só habilidade técnica, mas também conhecimento de meteorologia e leitura de vento.

As provas começam às 6h30 da manhã, aproveitando as condições ideais para voo. Em cada dia, são lançadas múltiplas tarefas, determinadas no Briefing diário, em que pilotos e juízes alinham metas e estratégias.

As provas são variadas e desafiadoras, tais como:

– Alvo Declarado pelo Juiz: jogar a marca (saco de areia com fita) no ponto exato determinado;

– Fly In / Fly On: voar até um alvo comum ou declarado pelo próprio piloto;

– Cotovelo: mudar de direção entre dois alvos, formando o menor ângulo possível.

O vencedor é definido com base na precisão das marcas em relação aos alvos, e cada tarefa tem pontuação específica. Para o campeonato ser válido, são exigidas no mínimo duas sessões de voo com pelo menos três tarefas cada.

Night Glow, cultura e gastronomia

Na programação, ainda está previsto o tradicional Night Glow, isto é, o verdadeiro espetáculo de cores, no qual os balões de diversos formatos e tamanhos são iluminados e colorem o céu da cidade. No local os visitantes podem curtir os shows regionais, tem comida típica e food trucks e artesanatos. As atrações são um convite para toda a família.

A expectativa para a etapa de Boituva é alta: já são 40 balões confirmados, sendo 30 competitivos e 10 especiais, superando as inscrições do ano passado. As inscrições são feitas exclusivamente através da Confederação Brasileira de Balonismo, por meio de contato direto.

O evento conta com pilotos de uma única categoria, o que intensifica a disputa técnica entre os melhores do Brasil, elevando o nível da competição. O campeão nacional garante vaga no Campeonato Mundial de Balonismo, elevando o nome do Brasil no cenário internacional da modalidade.

A CBB destaca que o Campeonato Brasileiro de Balonismo vai além das provas técnicas: é uma celebração da cultura aeronáutica, da criatividade e da paixão por voar. Boituva, já conhecida como capital do paraquedismo, se consolida também como referência no balonismo nacional, atraindo turistas, famílias, atletas e amantes dos céus.

O evento nos céus de Boituva tem decolagens e visualização a partir da região do Centro Nacional de Paraquedismo, na Avenida Brasil, s/n, com entrada gratuita para o público.
É recomendado levar binóculos e câmeras, pois os balões podem ser vistos em um raio de até 30 km ao redor da cidade, dependendo das tarefas do dia.

Fonte
AeroIn

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo