
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu o certificado de operador aéreo à empresa Braspress Air Cargo, que a partir de agora poderá fazer o transporte aéreo de cargas com uma frota de duas aeronaves da Boeing modelo 737-400F. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União dessa quinta-feira, 24 de abril.
Inicialmente, as operações ocorrerão entre os aeroportos de Viracopos (SP) e Manaus (AM), integrando os serviços rodoviários da empresa ao modal aéreo e expandindo a conectividade entre os mercados consumidores.
O certificado foi entregue aos representantes da Braspress pelo diretor-presidente da Anac, Roberto Honorato, e pelo superintendente de Padrões Operacionais da Agência, Bruno Del Bel, no encerramento da Intermodal South America, maior evento para os setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina.
No encontro, os representantes Anac destacaram o potencial do segmento de carga aérea, que em 2024 registrou a movimentação de 1,38 milhão de toneladas em voos domésticos e internacionais. Esse resultado é 9,9% maior que as 1,25 milhão de toneladas de 2023.
Os dados sinalizam o potencial deste segmento para o transporte aéreo e a importância de as companhias estruturarem suas operações e cumprirem os requisitos operacionais exigidos pela Agência para usar este modal.
Etapas da certificação
O processo de certificação da empresa levou cerca de um ano e três meses, com etapas que incluíram verificação da capacidade operacional da empresa; avaliação do treinamento de pilotos, mecânicos e despachantes operacionais; testes de voo e efetividade dos processos de gerenciamento da segurança operacional.
A partir do início das operações, a Braspress passa a integrar o processo de vigilância continuada da Anac, que visa monitorar o desempenho das empresas e garantir que as operações estejam sendo conduzidas dentro dos níveis adequados de segurança.
Com essa certificação, a Agência chega à marca de quatro autorizações concedidas a novos operadores aéreos, desde 2023, para o transporte aéreo regular, tanto no segmento de cargas quanto no de passageiros, o que contribui para o fomento do mercado de aviação civil.