Infraestrutura

Três grupos estrangeiros têm interesse em Viracopos

O secretário de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Dario Lopes, afirmou nesta quarta-feira (20) que há três grupos estrangeiros interessados em comprar a concessão do aeroporto de Viracopos.

Segundo o secretário, o governo espera que essa “solução de mercado” ainda em janeiro. Se a venda for concretizada, o governo não terá que licitar novamente o aeroporto.

A Aeroportos Brasil Viracopos (ABV), que administra o aeroporto de Viracopos, decidiu, em julho, devolver a concessão por conta das dificuldades financeiras e da frustração da demanda do fluxo de passageiros e de cargas. A concessionária tem como sócias a UTC e a Triunfo. Com a devolução, o governo teria que fazer uma nova licitação do aeroporto.

“Está colocado na mesa comprar só a parte da UTC e também comprar tudo [UTC e Triunfo]”, disse o secretário em conversas com jornalistas.

Mercado aéreo

Nesta quarta-feira, a secretaria divulgou um estudo que indica que em 20 anos a demanda aérea do Brasil vai pelo menos dobrar, chegando a pelo menos 401 milhões de passageiros por ano. Atualmente a movimentação de passageiros por avião é de 201,3 milhões.

Segundo dados da Secretaria de Aviação Civil, do Ministério dos Transportes, esse cenário de 401 milhões de passageiros por ano em 2037 é conservador e foi calculado considerando que não haverá nenhuma mudança no setor, como queda no preço das passagens.

Já em cenário mais otimista, a previsão é que a movimentação de passageiros aéreos chegue a 700,5 milhões por ano em 2037.

O levantamento apontou ainda que os aeroportos regionais têm mais potencial de crescimento do que os chamados aeroportos sistêmicos, que são os localizados nas regiões metropolitanas das capitais e em Campinas.

Segundo o documento, a estimativa conservadora prevê um crescimento de 104% na demanda dos aeroportos regionais entre 2017 e 2037 e de 87% nos aeroportos sistêmicos. Apesar da previsão de uma demanda maior nos aeroportos regionais, os aeroportos sistêmicos ainda responderão por 90,7% de todo o movimento de passageiros aéreo no país.

Fonte: G1 20/12/2017

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo