Mercado

Trafego aéreo de passageiros avança no Brasil e no mundo em maio

Segundo jornal Valor Econômico, a demanda no mercado brasileiro de transporte de passageiros cresceu 2,6% em maio na comparação com o mesmo mês de 2016, divulgou nesta quinta-feira (6) a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), entidade que representa as 275 maiores empresas aéreas do mundo.

Segundo dados da associação, o resultado de maio é apenas a terceira variação positiva do indicador em 22 meses.

A Iata informou que a reação do mercado brasileiro — o maior da região — tem estimulado a indústria da aviação no continente. Na América Latina, o tráfego de passageiros registrado em maio deste ano cresceu 7,3% ante igual mês de 2016.

Mundo

O transporte aéreo de passageiros no mundo cresceu 7,7% em maio na comparação com o mesmo mês de 2016, segundo a Iata.

Apesar da alta, o ritmo de crescimento do tráfego aéreo de passageiros em maio representou uma desaceleração ante o desempenho de abril, quando o setor teve variação positiva de 10,9%. A entidade pondera, entretanto, que a taxa de expansão do setor segue acima da média histórica dos últimos cinco anos, que é de 4,5%.

Em termos de capacidade, a aviação mundial operou em maio deste ano com uma oferta 6,1% superior à registrada um ano antes.

Como a demanda em maio cresceu mais que a oferta, a taxa de ocupação nos voos teve incremento nessa base de comparação, subindo 1,2 ponto percentual e atingindo 80,1%.

“A demanda pelo transporte aéreo de passageiros segue sólida. Não prevemos qualquer enfraquecimento nos meses de verão no hemisfério norte”, disse o presidente da Iata, Alexandre de Juniac, em comunicado. O executivo ponderou que o aumento recente do preço do combustível e de outros custos pode reduzir o ritmo de expansão da capacidade por parte das companhias aéreas.

A região no mundo em que a aviação mais cresceu em maio foi a africana, com incremento de 10,4%, embora esse continente represente apenas 2,2% do transporte aéreo mundial.

Entre os mercados de maior tráfego, a Ásia-Pacífico — dona de 32,8% da aviação global — teve incremento de 11,8% da demanda, seguida pela Europa (detentora de 26,5% da aviação no planeta), com crescimento de 7,7%, e pela América do Norte (23,7% da aviação mundial), que avançou 6,7%.

 

Fonte: Valor Econômico 06/07/2017

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo