Infraestrutura

Infraero assume administração do aeroporto de Correia Pinto

Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) assumiu no final da tarde desta quinta-feira (18) a administração do Aeroporto Regional do Planalto Serrano, localizado em Correia Pinto, na Serra catarinense. O contrato tem duração de 12 meses. O aeroporto deve começar a receber voos no segundo semestre, conforme a Secretaria de Estado da Infraestrutura.

A estrutura está sendo construída há mais de 15 anos e nunca esteve em funcionamento. Os investimentos em todo o período de obras superam R$ 63 milhões. O maior entrave é a homologação para que os voos possam sair.

Próximos passos

De acordo com o governo do estado, o contrato prevê um custo mensal de R$ 127.953,96 e pode ser renovado no final do prazo de 12 meses. “É mais uma etapa que prepara o aeroporto para receber pousos e decolagens homologados. O prédio está pronto e, agora, começa a administração. O aeroporto vai cumprir um papel estratégico de integração e desenvolvimento para toda região”, afirmou o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), que assinou a ordem de serviço para que a Infraero comece a administração.

Para que o aeroporto possa operar voos, “o primeiro passo é obter a homologação visual, para, na sequência, buscar a homologação por instrumentos, para então transferir os voos de Lages [cidade vizinha] para Correia Pinto”, explicou o diretor de Transportes da Secretaria de Infraestrutura, José Carlos Muller Filho.

“A expectativa é começar a receber voos de aviação geral diurnos já no segundo semestre e voos por instrumentos até o final de 2018. Tudo depende da homologação dos órgãos reguladores”, afirmou.

O diretor também explicou por que foi construída a estrutura em Correia Pinto, sendo que já havia uma em Lages: “o Aeroporto de Correia Pinto foi pensado e planejado para ser o aeroporto regional do Planalto Serrano, assim como temos em outras regiões do estado, tais como Jaguaruna, Navegantes e Chapecó. O aeroporto de Lages não tinha capacidade ampliação”.

Fonte: G1 18/01/201

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo