Mercado

Helibras diversifica para aumentar receita

A Helicópteros do Brasil (Helibras), com planta em Itajubá, no Sul de Minas, vem intensificando os negócios no segmento de serviços, como manutenção e suporte a clientes. Além disso, a empresa está otimista com as vendas para a aviação civil executiva e com o mercado de óleo & gás offshore nacional, que passou alguns anos estagnado, já que seu principal player, a Petrobras, esteve envolvida em escândalos de corrupção e corte de investimentos.

Desde o ano passado, a Helibras adotou como estratégia para gerar mais receita a ampliação da sua atuação no segmento de serviços. Neste período, a empresa criou linhas de serviço com diferentes opções, como controle de gastos, manutenção, reparo ou troca de peças. Outra ação nesta área foi a criação de uma plataforma de atendimento on-line, onde o cliente pode fazer um pedido e acompanhar o status dele até a entrega.

“Estamos seguindo a estratégia traçada para 2017. Trouxemos diversas novidades na área de Suporte & Serviços, resultado do investimento de anos para reforçar e expandir nossa atuação neste segmento. Para este ano, queremos dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito”, resumiu, sem revelar números, o vice-presidente de Negócios e Serviços da Helibras, Dominique Andreani.

Em relação ao mercado de óleo e gás offshore nacional, o vice-presidente da empresa afirmou que o “olhar é de otimismo para 2018”. Andreani revelou que, recentemente, a Helibras conquistou a certificação do modelo H175 pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e já está apta a operar essa aeronave no País. “O modelo foi desenvolvido para o mercado de óleo e gás”, disse.

Outro mercado importante para a Helibras é a aviação executiva no Brasil, que, segundo Andreani, já dá sinais positivos. “Já vimos uma melhora em comparação aos dois anos anteriores. Mesmo com o cenário econômico e político ainda instável no País, tivemos um aumento sensível nas vendas e acreditamos que as perspectivas serão ainda melhores em 2018”, frisou.

O mercado de aviação civil é tão importante para a Helibras, que a empresa lançou, em 2017, a Airbus Corporate Helicopters (ACH), uma nova marca criada para atender somente o segmento. A ACH oferece consultoria em design, customização de interior, além de serviços de manutenção.

Como subsidiária da divisão de helicópteros do grupo Airbus e única da América Latina com capacidade industrial, a produção da Helibras em Itajubá é destinada ao mercado interno e aos países da América do Sul, uma vez que o fornecimento de aeronaves no mercado global já é feito pela Airbus Helicopters. “Atualmente trabalhamos para tornar a empresa um hub de manutenção e modernização na região”, reformou Andreani.

Fonte: Diário do Comércio 17/01/2018

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo