Infraestrutura

Hangar da Vasp em Guarulhos vira oficina da Latam

A companhia aérea Latam iniciou no final deste ano a construção de um novo centro de manutenção de aviões no aeroporto de Guarulhos, no local onde funcionava o hangar da extinta Vasp. Com custo estimado em R$ 130 milhões e um espaço de 65 mil metros quadrados, o local poderá fazer reparos em todos os aviões da empresa, desde troca de pneus até consertos e testes nos motores das aeronaves.

A expectativa da Latam é que o primeiro pátio seja entregue entre fevereiro e março de 2018, quando já deverá ser utilizado para manutenção e estacionamento de aviões. A conclusão definitiva das obras deve acontecer até novembro de 2018.

Segundo o diretor sênior de manutenção da Latam, Sérgio Novato, as oficinas de pneus e de motores que atualmente funcionam no aeroporto de Congonhas  devem ser transferidas para Guarulhos, para ganhar agilidade e reduzir custos. As revisões gerais das aeronaves, que podem demorar até um mês, continuarão a ser feitas no centro de manutenção de São Carlos, no interior de São Paulo.

Hoje, diversas peças dos aviões de grande porte da Latam têm de ser retiradas quando o avião pousa em Guarulhos, enviadas para as oficinas de Congonhas e depois transportadas novamente para Guarulhos.

Além disso, a empresa não terá mais tantas restrições de horários para efetuar alguns serviços. “Vou fazer muito mais coisas em menos tempo. O ganho de eficiência será de, no mínimo, 20%. Sem grandes esforços, já vamos poder fazer a manutenção em um avião a mais no mesmo tempo”, diz.

“Em Guarulhos podemos atender 100% da frota da Latam, enquanto em Congonhas temos várias restrições. A cereja do bolo é a oficina de motores, que vai ter uma barreira acústica que permitirá fazer testes de motores a qualquer horário do dia ou da noite. Em Congonhas, faço da troca do motor e tenho de esperar a liberação do aeroporto para fazer os testes. Às vezes, um trabalho de manutenção de quatro ou cinco horas deixa o avião indisponível por até 24 horas”, afirma Novato.

Apesar das mudanças, a oficina de Congonhas deverá continuar em atividade para atender as necessidades dos aviões que operam regularmente no aeroporto da capital paulista e precisam de reparos eventuais.

Capacidade para até 19 aviões ao mesmo tempo

O novo centro de manutenção de Guarulhos terá capacidade para até sete aeronaves de dois corredores (wide body) simultaneamente, como os Boeing 777, 767 e 787 e o novo modelo Airbus A350, ou até 19 aviões de um único corredor (narrow body) da família Airbus A320. O local irá empregar cerca de 600 funcionários em três turnos de trabalho.

Além dos aviões da Latam Brasil, o centro de manutenção de Guarulhos também deverá atender aeronaves da Latam de outros países. Dependendo das necessidades e acordos comerciais, o local também poderá prestar serviços a outras companhias aéreas internacionais que voem para São Paulo.

Atualmente, quando os aviões da Latam que operam em Guarulhos precisam receber algum tipo de manutenção, o trabalho é feito ao ar livre no pátio nove do aeroporto, localizado próximo à cabeceira que está no lado oposto ao terminal de passageiros. O diretor sênior de manutenção da Latam diz que mesmo ao ar livre todos os serviços necessários podem ser realizados integralmente pelos mecânicos da companhia.

Fonte: Blog Todos A Bordo 30/12/2017


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo