Indústria

Gulfstream obtpem homologação americana do G500

A Gulfstream Aerospace Corp. anunciou hoje que o Gulfstream G500 recebeu o certificado de tipo e de produção da Administração da Aviação Federal Americana (FAA). Esses certificados preparam o caminho para a primeira entrega completa do G500 para um cliente, conforme planejado para ainda este ano.

“O recebimento do certificado de tipo e de produção no mesmo dia mostra o rigor do programa do G500 e o comprometimento com a excelência de toda a equipe Gulfstream”, diz Mark Burns, Presidente da Gulfstream. “As dezenas de milhares de horas de laboratório combinadas com mais de 5.000 horas de voos-teste do G500 ajudarão a garantir um serviço de alto desempenho, confiável e maduro aos nossos clientes. Estamos empolgados com a conclusão do esforço para o recebimento do certificado de tipo e da auditoria do certificado de produção, para chegarmos à próxima fase do programa: a entrega da aeronave. Apreciamos a diligência da FAA e a cooperação na certificação desta aeronave, confirmando as capacidades das nossas fábricas novas. Estamos ansiosos para ver o G500 nos hangares dos nossos clientes em breve”.

A certificação de tipo da FAA confirma a navegabilidade aérea do design da aeronave, enquanto o certificado de produção confirma que os processos de produção da empresa estão de acordo com os Regulamentos da Aviação Federal. O G500 é a primeira aeronave da Gulfstream com design totalmente novo a receber os certificados de tipo e de produção no mesmo dia.

Durante o programa de certificação do G500, a Gulfstream demonstrou um desempenho ainda melhor com a aeronave, incluindo uma distância de decolagem de apenas 1.585 m (5.200 pés), 61 m (200 pés) menor do que originalmente estipulado.

O G500 expande as possibilidades de viagens de alta velocidade, oferecendo uma combinação sem precedentes de velocidade, tecnologia, confiabilidade, segurança e desempenho. A aeronave é otimizada para conforto e produtividade, com baixos níveis de ruído de cabine e altitude de cabine, ar 100% puro e 14 janelas panorâmicas que banham a cabine com luz natural.

A Gulfstream está estabelecendo um novo padrão de segurança como a primeira fabricante original em aviação executiva a oferecer sidesticks de controle ativo, 10 telas sensíveis ao toque na cabine de voo e um Sistema de Visão Aprimorada (EVS) de terceira geração, otimizando a consciência situacional do piloto em condição de baixa visibilidade. O sistema Symmetry Flight Deck também inclui SV-PFD (visão sintética – monitor de voo principal) e HUD (Head-Up Display) II. O G500 é a primeira aeronave certificada a utilizar visão aprimorada para pouso e a primeira aeronave executiva certificada para os padrões de emissão de ruído Etapa 5.

Originalmente projetado para voar 9.260 km (5.000 milhas náuticas) a uma velocidade de cruzeiro de longa distância de Mach 0,85, o G500 certificado na verdade pode voar 9.630 km (5.200 mn). Em cruzeiro de alta velocidade, a Mach 0,90, o G500 voará 8.149 km (4.400 mn), um aumento de 1.111 km (600 mn) em relação às projeções iniciais de 7.038 km (3.800 mn). A aeronave já bateu mais de 20 recordes entre cidades, sendo a maioria deles a Mach 0,90.

A Gulfstream prevê que a entrega do primeiro G500 será realizada no último trimestre.

Fonte: Gulfstream – 20/07/2018

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo