Indústria

Fabricante brasileira adota software fornecido pela Siemens

Ter mais segurança, confiabilidade e disponibilidade de seus produtos fizeram com que a fabricante brasileira de aviões de pequeno porte Octans Aircraft adotasse soluções digitais da empresa Siemens em todo seu processo.

Hoje a empresa está produzindo seu primeiro modelo de aeronave certificado 300A, com capacidade para cinco assentos e colhe resultados positivos com a redução de tempo e custo de seus processos. O investimento de R$ 65 milhões foi usado para modernizar a fábrica da empresa em São João da Boa Vista, interior de São Paulo, e adquirir novos recursos tecnológicos e profissionalizar a equipe. Entre essas mudanças estavam as soluções da Simens. Além do Teamcenter, outras quatro soluções foram implementadas na empresa como o NX CAD/CAM, FEMAP Nastran, NX Routing Harness e Simcenter Structures.

O investimento de US$ 750 mil foi realizado em busca principalmente de rastreabilidade. Dessa forma, houve uma redução de tempo na ordem de 40% no ciclo de desenvolvimento de novos produtos; 100% de integração e transparência entre as equipes de desenvolvimento e processos através da aplicação da engenharia simultânea, o que não era totalmente possível no método convencional de trabalho por limitações de rede e permissões; mais clareza e agilidade na distribuição de tarefas com uso de workflows, normatização e padronização de processos baseado em boas práticas já experimentadas no segmento aeronáutico; controle absoluto de versões e revisões, redução de interações entre equipes CAD e simulação; e a construção de um gêmeo digital capaz de integrar totalmente desenvolvimentos, sistemas, estruturas, processos e manufatura, reduzindo em até 45% tempo na solução de problemas de montagem, melhorias de produto e revisões.

Fonte: Flap Internacional 26/06

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo