Mercado

EUA impõem tarifas a aviões da Bombardier

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos impôs nesta terça-feira tarifas contra os subsídios aos jatos CSeries da Bombardier, depois que a rival Boeing Co acusou o Canadá de subsidiar injustamente a aeronave, numa decisão que provavelmente prejudicará as relações comerciais entre os vizinhos.

O departamento disse ter aplicado uma tarifa compensatória de 219,63 por cento nas importações dos novos jatos comerciais da Bombardier após concluir preliminarmente sobre a prática de subsídio. A Boeing queixou-se de que os aviões de 110 a 130 assentos foram vendidos abaixo do custo no mercado norte-americano no ano passado, com a empresa canadense se beneficiando de subsídios injustos.

Um pedido 75 jatos CSeries feito pela Delta Air Lines, em abril de 2016, decorreu das mesmas práticas prejudiciais de vendas que a rival Airbus empregou para ganhar negócios na década de 1990, de acordo com a Boeing.

A penalidade do Departamento de Comércio contra a Bombardier só entrará em vigor se a Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (ITC) decidir em favor da Boeing em uma decisão final prevista para 2018.

“Estamos totalmente em desacordo com a decisão preliminar do Departamento de Comércio”, disse a Bombardier em um comunicado, chamando a magnitude das tarifas propostas de “absurda”.

Já a Boeing disse em comunicado que “esta disputa não tem relação com limitar a inovação ou a concorrência, o que consideramos positivo. Está relacionado a ter um quadro de igualdade e garantir que as empresas aeroespaciais respeitem os acordos comerciais”.

A Embraer disse em uma declaração por email que a decisão dos EUA reforça o argumento do Brasil perante a Organização Mundial do Comércio (OMC) de que os subsídios à Bombardier violam as obrigações comerciais do Canadá.

Fonte: Reuters 26/09/2017

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo