Tecnologia

Este é o primeiro avião da história a voar sem flaps

Para qualquer especialista em aviação, os flaps são mecanismos essenciais para o voo. Fixados ou “escondidos” na parte posterior das asas, eles aumentam a sustentação, permitindo que a aeronave se mantenha no ar em velocidade baixa. Por isso, são importantes durante pousos e decolagens. Presentes nos aviões desde os primórdios da aviação, eles podem estar prestes a desaparecer. Nesta quinta-feira, a britânica BAE Systems anunciou o primeiro voo bem-sucedido de um drone sem essas peças.

Em vez dos flaps, o drone, batizado como Magma, sopra ar do motor a velocidade supersônica por pequenos buracos nas asas. As manobras são realizadas pela exaustão dos gases em diferentes direções.

Os engenheiros da BAE Systems acreditam que a tecnologia pode ser revolucionária, alterando o design tradicional das aeronaves. Com ela, os aviões podem ser mais leves, baratos e confiáveis, por exigirem menos peças e não dependerem de mecanismos móveis.

— Estamos excitados em fazer parte desse esforço de longo prazo para mudar a forma como os aviões são controlados, que remontam à invenção da deformação das asas pelos irmãos Wright — comentou Bill Crowther, líder do projeto na Universidade de Manchester, parceira da BAE Systems.

A aeronave foi construída por impressão 3D em titânio e passou por uma série de testes no mês passado, no aeroporto Llanbedr, no País de Gales. A tecnologia pode ser particularmente útil para caças de combate, pois a redução no número de fendas, bordas e mecanismos móveis melhora a capacidade stealth, tornando o avião menos detectável por radares.

Fonte: O Globo 02/05/2019

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo