Indústria

Empresa revela novo H145 equipado com rotor de cinco pás

A fabricante Airbus Helicopters está lançando uma nova versão do modelo bimotor leve H145 durante a Heli-Expo 2019, que ocorre em Atlanta. Esta última atualização traz um novo e inovador rotor de cinco pás para o aparelho multi-missão, aumentando a carga útil do helicóptero em 150 kg, proporcionando novos níveis de conforto, simplicidade e conectividade.

O novo equipamento oferece um aumento significativo no desempenho geral, com um peso máximo de decolagem elevado para 3.800 kg e uma carga útil agora equivalente ao peso vazio da aeronave. A simplicidade do novo projeto do rotor principal sem rolamento também facilitará as operações de manutenção, melhorando ainda mais a capacidade de manutenção e a confiabilidade do modelo, ao mesmo tempo em que melhora o conforto de condução para passageiros e tripulantes.

O diâmetro reduzido do rotor permitirá que o H145 opere em áreas mais confinadas. A nova versão também introduz novos níveis de conectividade a bordo para operadores através da integração do sistema de comunicação sem fio Airborne (WACS), permitindo a transmissão segura e sem falhas dos dados gerados pelo helicóptero em tempo real, inclusive durante o voo. A certificação da EASA para o novo H145 está prevista para o início de 2020, com as primeiras entregas a serem seguidas no final daquele ano.

Esta atualização também será oferecida aos atuais clientes do aparelho como uma opção de retrofit para oferecer as mesmas melhorias em termos de carga útil, manutenção simplificada e conforto para a versão existente. Alimentado por dois motores Safran Arriel 2E, o H145 é equipado com controle de motor digital (FADEC) e conjunto de aviônicos digitais Helionix. Inclui um piloto automático de quatro eixos de alto desempenho, aumentando a segurança e reduzindo a carga de trabalho do piloto. 

Fonte: Flap Internacional 05/03/2019

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo