Indústria

Embraer recebe certificações da ANAC, FAA e EASA para o jato E195-E2

Em cerimônia realizada na sede em São José dos Campos/SP, a fabricante brasileira Embraer recebeu o certificado de tipo para o jato E195-E2 por parte de três órgãos regulatórios: a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Federal Aviation Administration (FAA) e a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (European Aviation Safety Agency – EASA).

O E195-E2 é a maior aeronave comercial já produzida pela Embraer e faz parte da nova geração de aviões.

A variante entrará em serviço no segundo semestre de 2019 com a companhia aérea Azul. A Binter Canarias também receberá seu primeiro E195-E2 em 2019. A Embraer utilizou dois protótipos durante a campanha de certificação, um para testes aerodinâmicos e de desempenho e outro para validar o interior e tarefas de manutenção.

Assim como o E190-E2, o aparelho também terá os intervalos de manutenção mais longos no mercado de aviões de corredor único, com 10 mil horas de voo para atividades básicas de manutenção e sem limite de calendário para utilizações típicas. Isso significa 15 dias a mais para utilização em um período de dez anos, comparado à atual geração de E-Jets.

O E195-E2 apresenta novos motores de alto desempenho, asas completamente novas, fly-by-wire completo e um novo trem de pouso. Em comparação com a primeira geração do E195, 75% dos sistemas da aeronave são novos. O E195-E2 tem três fileiras adicionais de assentos. A cabine pode ser configurada com 120 assentos em duas classes ou até 146 em classe única. 

Fonte: Flap Internacional 16/04/2019

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo