Indústria

Edição do Safety Management Summit acontece no Rio

Na manhã do dia 07 de dezembro, Dia Internacional da Aviação Civil, foi aberto o evento Safety Management Summit 2017, com a presença de autoridades civis e militares da aviação civil mundial.

Coordenado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em parceria com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), esta segunda edição, que conta com a presença de mais de 240 participantes, visa tratar do tema Segurança Operacional da Aviação Civil, reunindo para este grande debate representantes das empresas aéreas, operadores de aeródromos, indústria aeronáutica, provedores da navegação aérea, profissionais da aviação civil e todos os órgãos públicos que compõem o Sistema de Aviação Civil Brasileiro.

Além da ANAC e do DECEA, o SMS Brazil 2017 contou com representantes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), do Federal Aviation Administration (FAA) e das entidades de controle do espaço aéreo Civil Air Navigation Services Organization (CANSO) e Eurocontrol, e com os presidentes dos Grupos Brasileiros de Segurança Operacional. Diante da representatividade dos participantes e da relevância do tema, o evento passou a integrar oficialmente o calendário anual de segurança operacional da ANAC.

Em suas palavras de abertura, o Diretor-Presidente Substituto da ANAC, Ricardo Bezerra, que representou o Diretor-Presidente José Ricardo Botelho, deu as boas-vindas aos presentes e destacou a relevância deste encontro.

“Como autoridade de aviação civil, nossa missão é garantir a todos os brasileiros a segurança e a excelência da aviação civil. Acreditamos que estamos no rumo certo, na proa correta”.

“Com muita alegria celebro a aprovação do Programa Brasileiro para a Segurança Operacional da Aviação Civil. Com o novo PSO-BR o Brasil firma novamente seus compromissos assumidos em acordos internacionais; suas prioridades na análise e execução de normas e procedimentos; os objetivos e as diretrizes de segurança operacional do Estado Brasileiro; o gerenciamento de risco, as formas de promoção e de garantia da segurança operacional pelo Estado; além de tratar dos Programas de Segurança Operacional Específicos da ANAC e do Comando da Aeronáutica”.

Mais adiante, o Diretor-Presidente apresentou o Programa SSOE-ANAC, lançado pela Agência em julho deste ano “para estruturar processos necessários para alcançar de forma plena a implementação de doze projetos que resultarão na construção de 50 produtos durante os próximos cinco anos. Neste momento o programa está focado no diagnóstico, benchmarking e na aproximação da indústria e outros stakeholders por meio do BAST”.

Finalizando, Ricardo Bezerra destacou que com todos esses esforços, “a ANAC se alinha com as melhores práticas internacionais e contribui, como Autoridade de Aviação Civil brasileira, para um setor cada vez mais sustentável”.

Em seguida, a palavra foi passada ao Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, que falou da satisfação em estar presente num evento deste porte e relevância, bem como apresentou as ações do Departamento.

“Estar aqui, com as senhoras e os senhores, para falar da Aviação Civil Mundial e apresentar as ações do DECEA no que diz respeito à Segurança Operacional é mesmo uma oportunidade significativa, pois certo estou de que esta troca de conhecimentos será intensa e altamente produtiva para todos os presentes”, comentou o DGCEA.

“Junto com a ANAC, o DECEA atua no Grupo de Trabalho responsável pela revisão do Programa Brasileiro para a Segurança Operacional da Aviação Civil – o PSO-BR, que conta ainda com a participação do CENIPA e da Assessoria de Segurança Operacional do Controle de Espaço Aéreo (ASOCEA). O PSO é um sistema de gerenciamento que visa o aprimoramento da capacidade de atuação regulatória e administrativa do Estado sobre a segurança operacional”, explicou.

Ainda sobre o tema do evento, o Tenente-Brigadeiro Domingues informou que “parte fundamental do Programa Brasileiro para a Segurança Operacional da Aviação Civil é o Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO), que tem por meta a eficácia na identificação e resolução das deficiências sistêmicas das organizações que afetam a segurança operacional”.

“De tudo que será tratado”, prosseguiu, “posso adiantar que o PSO e o SGSO são prioridades para DECEA. Temos nossa atenção focada tanto na Segurança Operacional, quanto no meio ambiente – questões estas cujos impactos se sentirão por um longo tempo. Assim, se faz premente criar e desenvolver, em todas as unidades, uma Cultura de Segurança Operacional, envolvendo o gerenciamento do sistema, com base nos Indicadores de Desempenho da Segurança Operacional, para garantir o cumprimento de todas as medidas acordadas”.

Finalizando, o DGCEA desejou “que o conteúdo levantado fomente mais pesquisas e estudos, propiciando a cada organização aqui representada não só uma visão privilegiada do panorama da Aviação Civil Mundial, mas também um cenário de desenvolvimento da Segurança Operacional”.

Dando prosseguimento à programação da parte da manhã deste primeiro dia, foi realizada uma explanação sobre o PSO-BR, ministrada pelo Gerente da Superintendência de Padrões Operacionais da ANAC, João Souza Dias Garcia, e pelo representante da Assessoria de Segurança Operacional no Controle do Espaço Aéreo (ASEGCEA), Coronel Aviador Maurício Teixeira Leite.

A cobertura completa do Safety Management Summit 2017 será divulgada nos Portais do DECEA.

Fonte: DECEA 07/12/2017

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo