Indústria

DECEA realiza reunião do Comitê de Segurança Operacional

A reunião do Comitê de Segurança Operacional (CSO) promovida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASEGCEA), aconteceu no dia 16 de março, no Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), no Rio de Janeiro (RJ).

De periodicidade bianual, o evento teve início em 2010 e foi criado sob a direção e coordenação do DECEA para reunir representantes envolvidos, direta ou indiretamente, com os serviços de navegação aérea, visando analisar e deliberar sobre políticas e estratégias relacionadas à segurança operacional no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). 

De acordo com o chefe da ASEGCEA, Coronel Aviador Ismail Brandão Abtibol Neto, a realização do Comitê de Segurança Operacional se reveste de grande importância para o SISCEAB. “Promoveu a reflexão sobre o tema no ambiente da alta direção do DECEA, Regionais e Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), além de atualizar os gestores sobre as ações em curso e o programa de auditoria da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI)”, pontuou o oficial.

Dentre os assuntos debatidos na reunião, foi apresentado um resumo da evolução da segurança operacional, a mostragem de resultados obtidos a partir de indicadores monitorados pela ASEGCEA; a melhoria da segurança operacional obtida a partir de ferramentas de estudo da aspecto humano na atividade de controle de tráfego aéreo; dentre outras temáticas.

Em seu discurso, o diretor-geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas parabenizou a dedicação e o empenho de todos aqueles que trabalham com a segurança operacional. “Não somente pelo comprometimento com o processo de aceitação do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO), mas também pelo esforço diário em tornar o controle do espaço aéreo brasileiro um dos mais seguros do mundo”.

 Por fim, o diretor-geral enfatizou a relevância daquele momento: “É uma honra poder anunciar aos diretores, comandantes, chefes e presidentes presentes, que mais duas entidades provedoras de serviço de navegação aérea atingiram 100% de conformidade com as normas estabelecidas e receberão o Certificado de Aceitação do SGSO. São elas: A Gerência de Navegação Aérea da SOCICAM Aeroportos e a Gerência de Navegação Aérea do complexo da Embraer em Gavião Peixoto”, concluiu o oficial-general.

Fonte: DECEA 19/03/2018

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo