Tecnologia

DECEA lança Portal GEOAISWEB

Movido pela evolução contínua, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo, através do GT-AISWEB, do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) e da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), lança nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, o novo Portal GEOAISWEB.

“O Portal, desenvolvido totalmente em software livre, apresenta uma nova forma de disponibilizar as Informações Aeronáuticas (AIS) diretamente em um mapa, possibilitando o uso combinado com as Cartas Aeronáuticas. As informações acompanham os mesmos dados em vigor constantes das Publicações Aeronáuticas, conforme o ciclo AIRAC”, comenta a Coordenadora do Projeto GEOAISWEB e Chefe da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento do ICA, Major Cristiane de Barros Pereira.

Trata-se de um serviço de divulgação das informações produzidas pelo DECEA em diversos formatos GEO, composto pelo GeoSERVER – que disponibiliza os dados, permitindo o download das informações desejadas em diversos formatos (como KML – utilizado no Google – ou SHP – para sistemas de informação geográfica) – e pelo visualizador de mapas – que é a interface dos dados gerados.

Essa interface de visualização intuitiva e de fácil acesso, viabiliza camadas de dados sobre diversas áreas, que, uma vez clicadas, abrem caixas com atributos dessas informações, como aeródromos (nome, data da sua efetivação, coordenadas geográficas, indicativos, entre outros), Regiões de Informação de Voo (FIR), áreas contendo espaços aéreos condicionados (restritas, perigosas ou proibidas), Cartas Aeronáuticas (visual, de área, de rota), entre outros.  

“Até agora, as informações aeronáuticas que eram disponibilizadas vinham em forma de texto ou tabela. Com o GEOAISWEB, podemos consultar os dados vendo-os dispostos espacialmente sobre o mapa. As camadas podem ser sobrepostas e ligadas, conforme o interesse de quem estiver fazendo a consulta”, destaca a Major Cristiane.

Exemplificando as vantagens das funcionalidades do GEOAISWEB, o Tenente Claudius Soares Cardoso comenta o caso de um piloto solicitar uma intenção de voo que passe por um espaço aéreo condicionado. “Esta é uma questão de grande relevância. Quando o piloto define sua rota e ela cruza um espaço aéreo condicionado, o profissional AIS que recebe a intenção de voo vai poder visualmente, através da ferramenta de desenho que o Portal disponibiliza, traçar o percurso proposto e verificar onde ele efetivamente cruza com os pontos sensíveis”.

Outras ferramentas são as de medição de distâncias e de áreas – para saber, por exemplo, a distância de uma cidade para outra, ou para fazer um balizamento com relação a um auxílio.

A versão que está no ar é uma versão BETA, para que usuários conheçam este novo serviço do DECEA e se familiarizem com as possibilidades de consulta, visualização e download dos dados. 

Para as versões futuras do GEOAISWEB, o DECEA vislumbra disponibilizar funcionalidades para Meteorologia e para área AGA (Aeródromos).

Os usuários que desejarem contribuir com sugestões e comentários, podem fazê-lo através do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC DECEA).

O GEOAISWEB está disponível nos Portais DECEA na Intraer e na Internet, dentro do Portal AISWEB. Confira clicando aqui.

Fonte: DECEA 04/12/2017

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo