Indústria

DECEA lança o primeiro curso básico de gestão de documentos

Novas tecnologias estão sendo incorporadas pela Força Aérea Brasileira (FAB), como o Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos da Aeronáutica (SIGADAER) e outros. Por isso o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) precisa dispor de profissionais capacitados para a plena adequação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). O curso ADM001 pretende atender à essa expectativa, pois proporciona conhecimento para a interoperabilidade do sistema e, como resultado, agilidade no acesso às informações e documentos, garantindo a qualidade dos serviços. O resultado vai manter o SISCEAB sempre na vanguarda, com transparência e totalmente integrado na área de gestão documental.

Os responsáveis por essa gestão documental identificaram essa necessidade de capacitação de profissionais e perceberam as dificuldades relativas ao gerenciamento adequado dos documentos. A solução encontrada foi a padronização e a otimização dos processos técnicos da parte de documentações do DECEA. Para tanto, foi criado o Curso Básico de Gestão de Documentos – o ADM001, que teve início no dia 29 de janeiro e nasce para suprir necessidades específicas do SISCEAB. 

O curso, com duração de duas semanas de aulas teóricas e oficinas práticas, visa à capacitação de militares e civis que atuam em atividades ligadas à gestão de documentos arquivísticos no âmbito do SISCEAB.

A abertura do curso teve a presença do Coronel Aviador da Reserva José Marcos Viegas, chefe da Divisão de Documentação, que reconheceu o trabalho árduo – em tempo extramente curto – das arquivistas, pedagogas e bibliotecárias envolvidas na elaboração das aulas. “Esse curso é importantíssimo para o DECEA, pois vai proporcionar uma elevação de nível na área de padronização e gestão de documentos. Nossa expectativa é que os alunos disseminem o conhecimento das ideias e conceitos aprendidos e que possam contribuir com críticas para que possamos melhorar as próximas edições do Curso ADM 001 que serão ministrados nas Unidades subordinadas”.

Os subsídios teóricos e práticos proporcionados pelo curso ADM001  possibilitam a identificação dos documentos arquivísticos, em qualquer suporte, e também propiciam noções básicas de como realizar a gestão e a preservação de documentos.

Nesta primeira edição do curso, que está sendo realizada no DECEA, participam 15 profissionais das áreas de secretaria, protocolo e arquivo da sede – público-alvo dessa instrução, que visa à padronização de procedimentos e melhoria de conhecimentos. Estão previstas outras edições do ADM001 que serão aplicadas nas organizações militares subordinadas ao DECEA.

O material didático do curso é digital e consta de apostila do Plano de Unidade Didática (PUD) e de um Guia Prático – todo ilustrado com os personagens da Turma do Fabinho, cedido e autorizado pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER). Todos os alunos receberam o material em um pendrive estilizado em formato de pasta de arquivo.

Na grade do curso constam aulas de legislação arquivística federal; normas do Conselho Nacional dos Arquivos (CONARQ) e do Comando da Aeronáutica (COMAER); conceitos básicos arquivísticos; noções e arquivo; gestão e ciclo de vida dos documentos arquivísticos; classificação dos documentos arquivísticos; fases de gestão dos documentos arquivísticos; avaliação, temporalidade e destinação de documentos; procedimentos arquivísticos; conservação e preservação.

Duas oficinas complementam a instrução: uma sobre a funcionalidade arquivística do SIGADAER e outra a respeito da classificação e avaliação de documentos. E, para certificação, haverá uma prova teórica aplicada aos alunos, que poderão avaliar o curso no encerramento. 

Fonte: DECEA 30/01/2018

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo